Nessa primeira fase de visita, o treinamento tem duração de dois dias, hoje (16) e amanhã (17)
Três profissionais que atuam no Hospital Sírio-Libanês e que fazem parte do projeto “Lean nas Emergências” estão no Hospital Municipal de Santarém Dr. Alberto Tolentino Sotelo para a primeira visita de implementação das ações da filosofia Lean. Nessa primeira fase de visita, o treinamento tem duração de dois dias, hoje (16) e amanhã (17), onde o coordenador do projeto, um médico consultor e um especialista em processos começaram a apresentar o método de trabalho para os colaboradores do HMS. Na tarde hoje a capacitação acontecerá das 14h às 18h.
O principal objetivo é reduzir a superlotação do serviço de urgência e emergência com uso de metodologias de melhor gestão, mapeamento de processos e planos de ação. 57 hospitais no país já passaram pelo projeto. Nessa etapa do projeto, o HMS foi o único do Norte do Brasil a conseguir participar.
Segundo o médico consultor do Hospital Sírio-Libanês, Gullermo Sócrates, essa é a primeira fase da visita in loco da equipe que vai acompanhar o HMS no período de implantação do projeto. “Nós vamos acompanhar por 6 meses de forma contínua a urgência e emergência do Hospital Municipal de Santarém. Com os processos queremos aumentar o giro dos leitos hospitalares, diminuir o tempo médio de permanência e melhorar a experiência do paciente que passa pelo serviço de saúde”, disse.
Ele afirma que esse primeiro momento é para apresentar o que de fato o projeto já realizou, algumas ferramentas, entre elas, a dos indicadores 5S (Senso de utilização, organização, limpeza, padronização e auto-disciplina).
Para a diretora geral, Christiani Schwartz, essa é uma grande oportunidade de mudar o formato de atendimento do PSM. Ela afirma que os profissionais que atuam em setores estratégicos estão totalmente envolvidos e vão aplicar as ferramentas com todos que atuam no Hospital. “Não tenho dúvidas que o projeto Lean vai levar satisfação do usuário, aliás, de toda comunidade hospitalar. Com a participação efetiva dos colaboradores teremos uma mudança cultural de boas práticas”, enfatizou.
Entenda mais sobre o Projeto Lean
O Lean nas Emergências é um Projeto do Ministério da Saúde implementado pelo Hospital Sírio-Libanês, para reduzir a superlotação nas urgências e emergências de hospitais públicos e filantrópicos. É uma filosofia de gestão para melhoria de processos baseado em tempo e valor, desenhada para assegurar fluxos contínuos e eliminar desperdícios e atividades de baixo valor agregado.
Esse projeto faz parte do PROADI-SUS, que é o Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde.