Ponto de Cultura, Teatro e Cidadania leva ações culturais para comunidades ribeirinhas de Santarém

A primeira comunidade a receber as ações é Suruacá que fica às margens do rio Tapajós.
Ponto de Cultura, Teatro e Cidadania leva ações culturais para comunidades ribeirinhasDivulgação

A iniciativa é do Ponto de Cultura, Teatro e Cidadania em Santarém no oeste do Pará, em parceria com a Academia Paraense de Música, em parceria com Rede Paraense de Pontos e Pontões de Cultura – Rede Ajuricaba, Associação de Teatro – Atas, Circo Cinco Estrelas e patrocinada pela Vale e conta com o apoio do governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura (Secult) e Fundação Cultural do Pará (FCP). 

As ações serão realizadas nos dias 24 a 25 de julho, com atividades de teatro, dança, contação de histórias e cultura Maker. Durante as noites, bate papos e rodas de conversas estão previstas entre artistas e comunitários.

O projeto tem como objetivo formar uma rede de articulação entre os pontos de Culturas da região, projeto desenvolvido pelo governo do Pará.
“Devido a pandemia da covid-19, nós paramos de atender as comunidades ribeirinhas, agora com o avanço da vacinação e a liberação de algumas atividades, nós vamos retornar aos poucos. A comunidade de Suruacá é o primeiro local que vamos visitar”. afirmou Mourrambert Flexa, coordenador do ponto de Cultura Teatro e Cidadania em Santarém.

Para as oficinas o projeto conta com a parceria da Associação de Atores, Autores e Técnicos de Teatro Amador de Santarém – Atas, levando pessoas capacitadas para ministrarem oficinas “A cultura Maker, está sendo ressignificada, com o faça você mesmo. Por mais que estejamos em um lugar onde a conexão com a internet seja limitada, temos o recurso que é o celular e o maior cenário que é a floresta”, disse Adriane Gama, oficineira de cultura maker e integrante do grupo de Teatro Papaxibé.


Outras localidades também vão receber atividades, como bairros em situação de vulnerabilidade em Santarém e comunidades quilombolas no Arapemã, em uma parceria com o Ponto de Cultura Kizomba. 
Esse projeto é contemplado pelo edital do Ponto de Cultura pela a lei Aldir Blanc no estado do Pará.

Colaborou: Latoya Lucas/Ascom