O Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade se caracteriza por sintomas de desatenção, inquietude e impulsividade; saiba mais.
Dia 13 de julho é comemorado no mundo o Dia Mundial do TDAH – Transtorno do déficit de atenção e hiperatividade. O TDAH é um transtorno neurobiológico, de causas genéticas, que aparece na infância e frequentemente acompanha o indivíduo por toda a sua vida.
Em Santarém, oeste do Pará, a Semana do TDAH está sendo lembrada com uma programação que iniciou no último sábado (10) com um piquenique para as crianças e uma roda de conversa com os pais. A culminância será hoje (13) com um ‘treinão’ alusivo ao dia do TDAH onde será abordada a temática do esporte como terapia. Esta atividade será em parceria com a Crono Santarém, empresa pioneira na cidade, atuando desde 2017 na cronometragem eletrônica, aprimorando e promovendo eventos esportivos, incentivando a pratica esportiva, a busca da qualidade de vida física e mental para crianças, jovens e adultos de todas as idades.
De acordo com a Neuropsicopedagoga Gilma Pereira Rocha, o objetivo é sensibilizar a sociedade acerca da importância de se conhecer as características e as especificidades da pessoa com TDAH. A ideia é não apenas divulgar o evento, mas também dar voz, vez e identidade para as pessoas que sofrem com o transtorno juntamente com suas famílias.
“A Semana do TDAH em Santarém, especificamente, é pra divulgar, dar voz e vez, identidade pra essas pessoas, pra essas famílias que vivem ou que convivem com uma pessoa com TDAH ou, para a própria pessoa que tenha TDAH já na fase da adolescência ou adulta; é justamente para que nós possamos olhar pra essas pessoas e entender que se trata de um transtorno sério, com consequências, com prejuízos funcionais que podem ser imensuráveis e que têm tratamento, que precisam de ajuda, que podem melhorar”, destacou Gilma Rocha, Especialista em Educação Inclusiva e uma das fundadoras do movimento em Santarém.
O Grupo do TDAH Oeste do Pará existe desde 2017 em Santarém e hoje abrange pessoas e profissionais de municípios vizinhos. É coordenado pelas professoras Cleiciane Reis, Gilma Rocha e pela Psicóloga Leonise Oliveira.
“É uma forma também de trocarmos experiências e esse grupo objetiva também sensibilizar a sociedade através dessas ações realizadas”, disse Gilma.
Ainda segundo Gilma, o grupo está buscando, em parceria com as famílias, implementar politicas publicas a cerca do TDAH em Santarém. Uma das metas é buscar a possibilidade de o TDAH ser atendido pela Educação Especial (EE) no município.
“Porque o TDAH não é publico da Educação Especial então muitas vezes a criança, o adolescente fica desassistido na escola porque ela não é publico da EE e um dos objetivos é buscarmos parcerias para implementarmos politicas publicas acerca do TDAH em Santarém”, completou Gilma.
TDAH
De acordo com a Associação Brasileira do Déficit de Atenção (ABDA), o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é um transtorno neurobiológico, de causas genéticas, que aparece na infância e frequentemente acompanha o indivíduo por toda a sua vida. Ele se caracteriza por sintomas de desatenção, inquietude e impulsividade. Também é chamado às vezes de DDA (Distúrbio do Déficit de Atenção). Em inglês, também é chamado de ADD, ADHD ou de AD/HD.
Da redação RDN