Projeto aprovado pela ONU aperfeiçoa a abordagem dos agentes de trânsito com as melhores práticas internacionais de segurança viária
Um grupo de 27 agentes de fiscalização do Departamento de Trânsito do Estado (Detran), de municípios do oeste do Pará, encerrou na última sexta-feira (2), em Santarém, o curso de aperfeiçoamento de novas práticas de fiscalização de vias urbanas e rodovias, com foco na segurança viária, dentro do projeto Strengthening Road Traffic Enforcement in Brazil (Fortalecimento da Fiscalização do Trânsito Rodoviário no Brasil), aprovado pelo Fundo das Nações Unidas para a Segurança Viária e supervisionado pela Comissão Econômica da ONU para América Latina e o Caribe (Cepal).
O projeto do Detran do Pará foi selecionado pela ONU entre 73 outros apresentados por 52 países, e objetiva adotar novos métodos para aumentar a eficiência das operações fiscalizatórias nos próximos anos, em um esforço do governo estadual e do Detran de colocar o Pará – e consequentemente o país – na vanguarda das melhores práticas em termos de segurança e fiscalização viária mundial, pareando suas ações a países como Austrália e Estados Unidos.
Luiz Otávio Miranda, servidor do Detran/PA, ministrou as orientações aos agentes, que, depois, seguiram para os procedimentos práticos nas vias de Santarém. Luiz Otávio também anunciou que o Fundo da ONU, via Cepal, prorrogou por mais um ano o financiamento do projeto, devido aos impactos provocados pela pandemia da ccovid-19. “É uma excelente notícia, pois agora temos mais tempo para trabalhar”, comemorou.
APOIO
Segundo Miranda, a ONU trabalha com metas ousadas nesta nova década e foca na redução em 50% dos acidentes de trânsito até 2030. Países africanos, como a Etiópia, e latino-americanos, como o Brasil, devem receber atenção especial das Nações Unidas. Luiz Otávio acredita que é preciso a criação de um protocolo de fiscalização nos Estados, como um dos componentes de um Plano Estadual de Segurança Pública, como está sendo gestado no Pará agora. “Aqui temos contado com o total apoio do governador Helder Barbalho e a condução, incentivo e participação do diretor geral do Detran, Marcelo Guedes”, atestou.
“Essa etapa (da formação) consolida a primeira fase da implementação do protocolo estadual de fiscalização”, informou.
Duas ações foram realizadas na quinta-feira (1), em Santarém. A primeira, na PA-453 (Rodovia Fernando Guilhon), com duas horas de duração, à tarde, para fiscalizar o porte da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e observar a forma de abordagem dos agentes.
“A troca de experiência entre os agentes e a padronização das abordagens, com base nas melhores práticas internacionais baseadas em evidências, é muito interessante para quem trabalha na fiscalização em lugares tão diferentes”, avaliou o gerente de fiscalização das Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans) do tipo A, Josimar Viana.
Ele também destacou que o tempo da abordagem de cada condutor foi bem mais rápido e eficaz com a nova técnica. Mais tarde, uma ação noturna aconteceu de 19h às 20h, na avenida Tapajós, na Orla de Santarém. Lá, o foco das abordagens foi a alcoolemia, por ser uma área turística.
ABORDAGENS
Na primeira ação foram feitas 270 abordagens com 7 autuações. Na segunda, utilizando os princípios do Random Breath Testing (RBT) (testes com etilômetros realizados de forma aleatória), foram 42 veículos abordados e todos os condutores foram submetidos ao teste realizado com o etilômetro, com apenas 2 registros de infração ao art. 165 do CTB.
As duas ações foram avaliadas na manhã de sexta-feira (2) durante o encerramento do treinamento e consideradas extremamente positivas pelos participa. “O curso foi bastante interessante. Adquirimos mais conhecimento para direcionar melhor o foco da nossa atuação, tornando a abordagem mais dinâmica”, afirmou o agente de fiscalização da Ciretran de Itaituba, Oclenio Fernandes.
Agência Pará