Garoto de 9 anos, morador de Óbidos teve a infância transformada pelo poder da poesia; assista!
Mateus Nunes Marinho, de 9 anos, não tinha a menor noção do que significava a poesia até ter sua vida completamente transformada por ela. Com problemas familiares, vivendo o pior momento na escola e a vida marcada por traumas e dificuldades, o pequeno decidiu através da arte superar como um bom guerreiro, os injustos desafios em sua vida de criança.
Mateus mora com a mãe, os avós, uma irmã e um tio na comunidade de Boa Nova, no município de Óbidos. Longe do pai, com a mãe enfrentando sérios problemas psicológicos, a avó e o tio cegos, Mateus foi crescendo de forma revoltada usando a agressividade como válvula de escape de uma vida complicada para sua pouca idade. Na escola, seus colegas de turma excluíam o garoto por medo. Mas ele sempre contou com o apoio das professoras.
“Eu era o pior aluno da escola, batia nos meus colegas, eu não respeitava minha professora. Ela era cobrada pelos pais de alunos para que eu não sentasse ao lado dos filhos deles. A professora cuidava de mim, com atenção e carinho mas mesmo assim eu chorava” contou Mateus.
No meio do caos, Mateus não imaginava que apareceria um anjo em sua vida, a vizinha Lúcia Nunes de Siqueira, que levou afeto e esperança para o garoto. Lúcia conta que foi através de uma novela, que Mateus descobriu o amor pela arte da poesia. “Estávamos em casa e estava passando a novela Bom Sucesso, da Globo. O Mateus viu o personagem do Mário recitando um poema e ficou encantado com aquilo. Mas a inspiração mesmo veio com o Bráulio Bessa”, explica Lúcia.
Mateus viu sua vida resumida em um poema do Bráulio Bessa e desde aí decidiu que queria ser poeta também. “Eu liguei meu celular e ele pesquisou um poema do Bráulio que tem como título ‘Recomece’. Ele disse que preencheu o vazio do coração dele. Ele me pediu para deixar meu celular para que ele pudesse ouvir mais vezes”, contou Lúcia. A partir daí o pequeno decidiu que não queria mais levar preocupação para a sua avó Maria Madalena, de 65 anos. Mateus queria levar alegria e paz para sua família.
“Ele não queria mais fazer sua avó chorar de tristeza mas de alegria, foi quando decidiu que ia mudar de vida através da poesia e realmente mudou. Mateus se tornou outra criança, inteligente, cheio de alegria e cada vez mais talentoso nos versos que escrevia. Ele tem um amor muito forte pela avó, o sonho dele era que ela enxergasse e mudar a vida dela” detalhou Lúcia.
Em relação à “Tia Lúcia” como é chamada pelo pequeno, Mateus é só elogio e gratidão. “A minha vida era triste como o luar, mas Deus mandou um anjo para me cuidar, é a minha tia Lúcia”, finalizou o pequeno artista.
Em suas poesias, Mateus sempre gosta de deixar seus sentimentos reais tomarem conta das estrofes, como a condição de moradia no interior e tudo o que sente em relação ao valor da família. A história do pequeno grande artista tomou grandes proporções que até o perfil do instagram “Razões para acreditar” (conhecido por transbordar solidariedade) fez uma vaquinha virtual para que Mateus pudesse comprar uma casa para sua família. E eles conseguiram arrecadar mais de R$ 90 mil reais.
O garoto não esqueceu nem mesmo de destacar o momento difícil da pandemia que vivemos. Ele preparou um poema especial para homenagear os profissionais de saúde. Mateus sonha em poder transformar vidas, do mesmo jeito que a poesia transformou a vida dele.
PROFISSIONAIS DA SAÚDES
Tá vendo aquelas pessoas
Vestidas de branco ali,
São todas super heróis
Não param de trabalhar
São tantas vidas humanas
Que eles têm que salvar.
Os profissionais da saúde
Podem ser chamados heróis
Pois arriscam a própria vida
Para salvar todos nós.
São heróis de carne e osso
Sem horário pra deitar
Com simples gestos de amor
Tentam a dor curar
Causada por uma praga tão forte
Que o mundo quer derrotar.
Vocês têm o meu respeito
E minha admiração
A equipe do Samu
O copeiro e o segurança do portão
O médico, enfermeiro, fazendo seu plantão
E assim, honram o imposto pago por esta nação.
É preciso perceber
Que hoje o Mundo Parou
Que todos somos iguais,
O dinheiro não é tudo
Se todos fizerem sua parte
Nascerá um mundo novo.
Fique em Casa, por mim, por você e os profissionais de Saúde.
Fique em Casa.