Fantástico revela a grandeza dos pequenos gestos pra aliviar o sofrimento de quem está internado com a doença; assista
Ubirajara resolveu se vingar da doença que matou o pai exaltando os profissionais que a combatem. E foi de hospital em hospital pra animar médicos e enfermeiros. O que levaria um filho que acaba de perder o pai a pensar no bem-estar dos profissionais de saúde? Talvez a mesma nobreza do gesto de uma enfermeira carioca incomodada com a saturação baixa de uma paciente.
Como se fosse iluminada por um momento de inspiração, amarrou as pontas juntando as luvas de borracha e inventou a técnica da mãozinha. A paciente se acalmou e a saturação melhorou. A foto foi parar numa rede social de Tedros Adhanom, o diretor da Organização Mundial de Saúde. E viralizou mundo afora.
“Meu coração se encheu de alegria, pra mim foi perfeito, que eu não tinha noção da viralização de uma atitude simples”, conta a enfermeira Lidiane Melo.
A ideia de uma cabine de abraçar foi da equipe que atende a 42 pacientes de Covid de Santarém e de toda a região oeste do Pará. Foi assim que Maria Inês, internada há uma semana, pode abraçar a filha, Lidenara. O Fantástico revela a grandeza dos pequenos gestos pra aliviar o sofrimento de quem está internado com Covid. Veja no vídeo.
O Hospital de Campanha de Santarém (HCS) funciona por meio de uma parceria entre Governo do Estado e Prefeitura de Santarém.
Fonte: G1.Globo.com/Fantástico