O gestor assume o novo cargo com importantes desafios diante do momento atual da saúde e economia.
O médico Vinicius Pinto Savino, assumiu a gestão dos serviços médicos do Hospital Municipal de Santarém Dr. Alberto Tolentino Sotelo (HMS) no início desse mês. O novo diretor técnico irá liderar um corpo clínico altamente qualificado e em constante aprimoramento com mais de 50 médicos, na grande maioria das mais diversas especialidades. O gestor assume o novo cargo com importantes desafios diante do momento atual da saúde e economia. Na manhã de hoje, 26 de março, Dr. Vinicius foi convidado a se reunir com o prefeito Nélio Aguiar e o deputado estadual, José Maria Tapajós referente a aquisição de novos equipamentos para o centro cirúrgico do HMS.
“É o maior desafio profissional que eu encontrei na minha vida. Porque é um cargo de gestão altamente técnico e envolve não apenas a área da medicina, mas também conhecimentos de administração e relações interpessoais. Mas é também um prazer ocupar essa função. Esse Hospital já é a minha casa, e dar continuidade ao trabalho que está sendo desenvolvido é o principal objetivo que temos. Eu vim somar com a diretora geral”, esclarece o diretor técnico.
Segundo o diretor, neste momento inicial, o foco da atuação está no Pronto Socorro Municipal (PSM), que passa por várias mudanças nos fluxos de atendimento dos pacientes. No entanto, ele reforça que já está atuando com melhorias nos outros setores, a exemplo da reunião de hoje com o prefeito de Santarém e com o deputado José Maria Tapajós. “A reunião foi muito positiva. O nosso prefeito juntamente com o deputado estão em parceria para melhorar ainda mais o centro cirúrgico do HMS. Eu levei como sugestão uma lista dos equipamentos necessários para fortalecer o trabalho da equipe e recebi um aceite”, explicou.
Primeiras conquistas
“Eu recebi o convite do Instituto Social Mais Saúde (ISMS) para assumir a direção técnica no início do deste mês, no primeiro momento eu consultei meus colegas de profissão e pedi a opinião deles, após ter uma resposta positiva quanto ao apoio na minha possível gestão, eu aceitei o convite”, contou ele
Desde que assumiu o cargo, no início deste mês de março, Savino já aponta melhorias, entre elas, a existência de um médico exclusivo de trauma no PSM, antes não havia esse especialista atuando 24 horas no setor. O médico do trauma dá mais celeridade no atendimento de pacientes poli traumatizados que chegam na Unidade.
Outra melhoria apontada por ele foi o trabalho de estruturação do atendimento pediátrico de urgência e emergência. O diretor informou que a estabilização infantil recebeu novos equipamentos para atender as crianças com quadro clínico grave e os leitos clínicos também estão recebendo melhorias. “Existem outras ações, mas essas são as mais importantes neste momento”, enfatizou.
Planos para o futuro
Para o Dr. Vinícius, todas as mudanças serão sempre ligadas ao aperfeiçoamento das condições de atendimento do usuário, melhorando o tempo de resposta do paciente. Ele ressalta sobre um upgrade dos espaços físicos de médicos e equipe multiprofissional, além da gerência dos insumos e medicamentos da melhor forma possível, prevenindo o desabastecimento.
Ele antecipa que algumas ações serão realizadas para o melhor aproveitamento dos recursos medicamentosos, o uso adequado dessa alternativa terapêutica, a fim de evitar desperdícios e poder sempre ter à disposição uma variedade de medicamentos capazes de auxiliar na recuperação dos pacientes.
“O nosso maior plano é transformar o HMS no que realmente ele é, o “Hospital do Trauma”, onde exista alas que separem entre pacientes cirúrgicos e os clínicos”, explicou ele.
Quem é
O Dr. Vinícius Savino é médico formado, desde 2015, pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Ele encerrou a residência em 2018 como cirurgião geral pela Universidade Estadual do Pará – Campus Santarém Pará.
Desde o dia 12 de março de 2018, ele atua como cirurgião no HMS. Em 2019 comandou a escala de médicos da UPA. Nos últimos anos passou a ser o cirurgião Staff do Hospital, atuando nessa função em alguns dias da semana.
A liderança sempre fez parte da personalidade do novo diretor, por esse motivo, não demorou para se tornar uma representatividade entre os colegas de trabalho. Savino se candidatou a delegacia sindical médica, onde há mais de dois anos atua como delegado do Sindmepa, representando e defendendo a classe através da sindicalização.
Ascom HMS