O principal foco do programa é conversar com os pacientes leito a leito para ouvir sobre suas dúvidas e queixas.
O setor do Serviço de Acolhimento ao Usuário (SAU) é o responsável pelo programa “Escuta Ativa”, que começou a ser realizado oficialmente ontem, 1° de março, no Pronto Socorro Municipal (PSM). O principal foco do programa é conversar com os pacientes leito a leito para ouvir sobre suas dúvidas e queixas. Além de coletar pontos de melhorias, grau de satisfação e sugestões de usuários. A escuta beira leito da equipe acontecerá de segunda a sábado para que o paciente não deixe de ter informações corretas sobre o atendimento que está recebendo na Unidade.
O SAU tem o intuito de promover dentro do ambiente hospitalar a participação dos usuários na avaliação e na fiscalização da qualidade dos serviços de saúde. Além disso, identificar fragilidades nos atendimentos e na assistência. Sendo então, um canal direto entre usuários e os líderes de todos os setores com o propósito de minimizar os riscos e melhorar o bem-estar da comunidade hospitalar, bem como apontar indicadores de satisfação.
A diretora geral do HMS, Christiani Schwartz, destaca que essa nova estruturação do SAU faz parte de um plano estratégico de mudanças nos processos de atendimento, visando a qualidade na assistência fornecida a população. “O que nós queremos é tornar a gestão do Hospital muito mais participativa, e que as tomadas de decisão atendam a quem mais interessa, que são os pacientes que procuram a unidade”, explicou ela.
O projeto do SAU foi reformulado para atender melhor as demandas do PSM e HMS. Após a primeira visita da equipe nos leitos foi identificado algumas necessidades que já está em processo de resolutividade. A implantação desse novo método de abordagem consiste em reforçar que ainda mais a sensação de segurança e confirmação daqueles que precisam ficar internados no Hospital. O setor também trabalha aliado aos pilares de qualidade e resolubilidade sugeridos pelo Ministério da Saúde. “Vamos construir uma saúde pública de qualidade para Santarém e região e os depoimentos colhidos no SAU ajudarão a fortalecer as políticas internas de boas condutas. O HMS atende a população com a política do SUS e preza a participação coletiva da comunidade e da gestão”, finalizou Christiani.
Fale com o SAUA sala do SAU está localizada no corredor da administração do HMS, entrada pela Av. Presidente Vargas. Funcionando de segunda a sexta nos horários de 08h às 12 e 13h às 16h, ou através do e-mail sau@santarem.institutomaissaude.org.br
Ascom HMS / UPA 24H