Saiba quais são os municípios monitorados pela 9ª Regional e quantos casos existem entre confirmados, descartados e recuperados, na região
A Prefeitura de Santarém divulgou hoje (17) nova atualização do boletim da Covid-19. De acordo com o informe, há 20 casos confirmados no município. Existem 08 pessoas recuperadas, 46 resultados negativos, 31 em análise, 02 óbitos e 248 notificados/monitorados.
O boletim trouxe uma novidade em relação aos números. A partir de agora, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) passa a incluir nos boletins diários as pessoas com suspeitas gripais (notificadas/monitoradas). De acordo com a prefeitura os dados são resultados do levantamento das equipes de profissionais da saúde responsáveis pelo acompanhamento e monitoramento de pessoas que tiveram contato com infectados ou chegaram de locais considerados zonas de risco, entre outras características suspeitas. As equipes são divididas por zonas urbanas (norte, central, oeste, sul e leste) e regiões de Rios e de Planalto.
Ainda segundo a prefeitura, tanto para os casos confirmados quanto para os casos suspeitos e notificados/monitorados, a Semsa tem uma equipe de referência técnica para o acompanhamento diário dos pacientes. Cada profissional de saúde está responsável por zonas da área urbana, além das regiões de Rios e Planalto.
Essa novidade nos boletins responde, em parte, alguns questionamentos feitos por leitores do blog que, em meio à tensão por conta da pandemia e a profusão de informações veiculadas nos meios de comunicação e nas redes sociais, acabam colocando em dúvidas a veracidade das informações, tanto por parte das autoridades de saúde, que emitem, como por quem informa (radios, TVs, blogs, etc).
A reportagem procurou a diretora da 9ª Regional de Saúde, enfermeira Marcela Tolentino, para esclarecer algumas dúvidas a respeito da Covid-19. A 9ª Regional da Sespa atende 20 municípios da região do Baixo Tapajós e Baixo Amazonas. São eles: Santarém, Alenquer, Almerim, Aveiro, Belterra, Curuá, Faro, Itaituba, Juruti, Jacareacanga, Mojuí dos Campos, Monte Alegre, Novo Progresso, Óbidos, Oriximiná, Prainha, Placas, Rurópolis, Terra Santa e Trairão.
Acompanhe o bate-papo com a diretora Marcela Tolentino:
RDN: Boa tarde, enfermeira, gostaria de saber se nesses casos positivos (penúltimo boletim Sespa) já estão contabilizados os resultados dos testes que a Secretaria de Saúde está fazendo?
Enf. Marcela: Boa tarde, Sim!
BDN: E sobre a Sespa não estar notificando os casos do Hospital Regional (HRBA), procede?
Enf. Marcela: Os exames de todos os 20 municípios da região do Baixo Tapajós e Baixo Amazonas a Sespa encaminha duas vezes na semana para o LACEN. Inclui os exames do HRBA. O HRBA possui uma equipe de profissionais responsáveis pela Vigilância Epidemiológica, inclusive infectologistas. O diagnóstico do COVID-19 é feito clínico, epidemiológico e laboratorial.
Enf. Marcela: Desculpe, mas não entendi a pergunta…
RDN: A pergunta era se os exames do HRBA não estariam sendo computados no boletim da Prefeitura. Mas você já disse que sim.
Enf. Marcela: Se forem pacientes de Santarém, sim. Quando é paciente de outro município fica no boletim dele (HRBA).
RDN: E sobre o rapaz que morreu com suspeitas de coronavírus, que a família queria levar pra Belém, pra enterrar lá?
Enf. Marcela: Era de Cametá, entra no óbito de Cametá. Aqui até agora 2 óbitos. A senhora de 87 anos, de Alter do Chão e o morador de rua, 55 anos; são os dois de Santarém.
RDN: Aquele senhor que morreu semana passada, no Regional, com suspeita de Covid-19. Já saiu o resultado dele?
Enf. Marcela: Pode ser que esteja nos sete positivos de ontem (no caso, quarta).
RDN: Mas não tinha óbito registrado nesse boletim…
Enf. Marcela: Tem casos que a pessoa morre como suspeita e o resultado chega depois, ou positivo ou negativo. Teve o do morador de rua que morreu no HRBA dia 9/4.
RDN: Covid?
Enf. Marcela: Sim
Enf. Marcela: Já o senhor que morreu na casa, suspeito, não vai ter resultado porque não coletaram.
Essa entrevista, foi feita ontem (16.04), por volta das 16 horas, via whatsapp, por conta das recomendações do distanciamento/isolamento social.
Conforme apurado pelo blog, Santarém tinha, até então:
- 97 casos notificados
- 20 positivos
- 4 positivos internados
- 2 óbitos
- 2 óbitos suspeitos de Covid-19
- 8 recuperados
- 46 casos descartados (negativos)
- 31 casos em análise
Em toda região, incluindo o Baixo Tapajós e Baixo Amazonas, até as 16 goras de ontem, a Sespa monitorava:
- 153 notificações
- 33 casos positivos
- 5 internados
- 2 óbitos
- 3 óbitos suspeitos de Covid-19
- 14 recuperados
- 73 descartados
- 47 em análise
O último boletim da Sespa, divulgado na madrugada de hoje (17), confirmou mais 70 casos no Estado. Nenhum deles em Santarém.
Veja os números da atualização de hoje, às 8 horas, da prefeitura.
Caso haja outras confirmações, será comunicado pela Sespa em suas redes sociais.
Em todo o Pará, de acordo com o último boletim da Sespa, atualizado às 00h30 de hoje, já são: