Governo do Estado abre mais 10 leitos de UTI no Hospital Regional do Baixo Amazonas

A partir de agora, o HRBA passa a contar com 61 leitos de UTI exclusivos para pacientes de Covid-19 na região Oeste
Reprodução – Agência Pará

Na tarde de quarta-feira (10) chegaram ao Hospital Regional do Baixo Amazonas, em Santarém, no oeste paraense, os equipamentos para a montagem de mais 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), para pacientes de Covid-19. A partir de agora, a unidade passa a contar com 61 leitos de UTI e mais 35 leitos clínicos, totalizando 96 leitos exclusivos para o enfrentamento da pandemia.

A abertura de novos leitos é mais uma ação do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), para tentar diminuir o número de ocupação na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Santarém. No último domingo (7), a Sespa já havia aberto 24 leitos clínicos para casos de Covid.

Os equipamentos para montagem dos leitos já chegaram ao HospitalFoto: Pedro Guerreiro / Ag. Pará

“O governo do Estado, através da Secretaria de Saúde, tomou a decisão de pegar os 24 leitos que nós já tínhamos aberto no último domingo e transformar 10 em UTI, para desafogar a UPA, que está com uma alta demanda de pacientes. Ao mesmo tempo que estamos internando no Hospital Regional, ainda temos também a chegada de novos pacientes na UPA. Além disso, temos a recusa das famílias em transferir os pacientes para o Regional de Itaituba, o que acaba demandando ainda mais leitos”, explicou Guilherme Mesquita, titular da Diretoria de Desenvolvimento e Auditoria em Serviços de Saúde.

Transporte – Uma operação de logística foi montada para equipar os leitos. As bombas de infusão, respiradores e monitores começaram a chegar a Santarém na terça-feira (09). Parte dos equipamentos saiu de Belém, e outra parte do Hospital Regional do Tapajós, em Itaituba, transportada pelo Corpo de Bombeiros Militar.

“É uma operação logística grande e importante. A gente sabe das dificuldades de acesso do nosso Estado, então várias diretorias da Sespa estão envolvidas na transferência desses equipamentos. Também reforçamos aqui a nossa parceria com a Prefeitura de Santarém e com a equipe da UPA”, acrescentou o diretor da Sespa.

Segundo o diretor do HRBA, Hebert Moreschi, a abertura desses novos leitos é mais uma estratégia importante no combate à pandemia na região. “O governo do Estado cedeu equipamentos suficientes para que nós tivéssemos condições de abrir mais 10 leitos de terapia intensiva. Esses 10 leitos serão importantíssimos, já que nós temos muitos pacientes graves e o Hospital Regional do Baixo Amazonas é referência para o atendimento de pacientes que precisam de cuidados intensivos. Então, hoje é um marco no enfrentamento da pandemia. Nosso hospital é referência pra todo o Oeste do Pará no recebimento de pacientes não só de Santarém, mas de todos os municípios de nossa região”, informou o diretor.

Agência Pará