Vereadores teriam ido fiscalizar mas foram expulsos pelo gestor; Em nota, o prefeito se defende, e diz que quase foi agredido por vereador; assista a confusão
O prefeito do município de Óbidos, no oeste do Pará, Jaime Silva, se envolveu em uma confusão com alguns vereadores da cidade. Isso porque os parlamentares resolveram fazer uma fiscalização ‘surpresa’ no Hospital 24 horas, de Óbidos. O prefeito não gostou da atitude e tentou expulsar, à força, os vereadores. Houve discussão entre as partes e até troca de empurrões.
De acordo com a assessoria da prefeitura, os vereadores não poderiam fazer a fiscalização sem uma documentação por escrito para o executivo municipal.
Uma emissora de TV que estava no interior do hospital, sem autorização da diretora do órgão, flagrou o momento em que um dos vereadores tentou agredir o prefeito Jaime Silva.
Vídeo enviado com exclusividade à redação do RD Notícias, mostra o momento da confusão entre prefeito e vereadores:
Em entrevista coletiva logo após o episódio ocorrido, o vice-prefeito do município, Lindomar Martins, falou sobre o ocorrido. Ele lamentou a situação e disse que os vereadores querem mídia. “da forma como eles (vereadores) querem conduzir, certamente nós não vamos permitir”.
A redação entrou em contato com a assessoria do prefeito Jaime Silva, que encaminhou a seguinte nota:
NOTA DE ESCLARECIMENTOS
O PREFEITO NUNICIPAL DE ÓBIDOS, vem a público esclarecer à população obidense acerca dos lamentáveis fatos ocorridos na manhã desta quarta-feira (dia 03.02.2021) nas dependências do Hospital Municipal – 24h “José Benito Priante”, quando uma equipe composta por 03 (três) vereadores – JALICO AQUINO, ERNEISSON AQUINO E NAEL VASCONCELOS e a imprensa representada pelo Site Amazon Notícias e jornalista Euri Silva -, a pretexto de fiscalizar o atendimento a pacientes, adentraram àquela unidade de saúde, sem os equipamentos de proteção individual e tentaram invadir as salas médicas onde se encontram os paciente, inclusive na ala destinada aos pacientes acometidos por COVID-19. Informado da situação por funcionários da referida unidade, o Prefeito Municipal Jaime Silva, solicitou a imediata intervenção da Policia Militar e presente àquela unidade, não permitiu a continuidade e a presença dos referidos vereadores e jornalista do mencionado Site naquele local de atendimento à Saúde, eis que, o município de Óbidos, se encontra atualmente em fase de Bandeira Preta (Lockdown), com inúmeras atividades consideradas não essenciais proibidas de funcionamento. No caso em destaque, os vereadores, apesar de deterem a função de fiscalizar, infringiram as regras estabelecidas no Decreto nº 106 de 1º de fevereiro de 2021 que estabeleceu as restrições em consonância inclusive ao Decreto Estadual 800/2021. A medida que restringiu a permanência dos citados vereadores nas dependências do Hospital 24h referenciado, teve, decerto, o objetivo de resguardar o atendimento dos pacientes que ali se encontram e resguardar a própria saúde dos mencionados edis e do jornalista ali presente, eis que se encontravam sem os equipamentos de proteção individual necessários para a visitação naquele local e, por conseguinte, pondo em risco a saúde de pessoas outras em razão de sua circulação, demonstrando, os vereadores em questão, uma atitude politiqueira.
O Município de Óbidos/PA, já tomou as providências legais, com a comunicação do fato ora relatado às autoridades legais constituídas.
Óbidos/PA, 03 de fevereiro de 2021
Assessoria de Imprensa do Município de Óbidos/PA
RD Notícias.blog.br