Corpo de padre José Ronaldo será sepultado nesta segunda, 4

José Ronaldo foi ordenado Diácono no dia 05 de dezembro de 2014 junto com mais quatro seminaristas, na Praça da Matriz; saiba mais sobre o histórico do sacerdote.
Reprodução/Redes sociais

A Arquidiocese de Santarém informou através de nota à imprensa que o corpo do padre José Ronaldo Brito, encontrado morto em um bairro da periferia da cidade, será enterrado nesta segunda-feira (4).

De acordo com a nota, o sepultamento será restrito aos padres e a um pequeno grupo de pessoas, para se evitar aglomerações. Dom Irineu Roman conduzirá as exéquias.

Leia, na íntegra, a Nota:

Corpo de Padre Ronaldo é enterrado nesta segunda
O corpo do pároco da Paróquia Santo Antônio de Pádua, cidade de Belterra, Ronaldo Brito, será sepultado às 07h30 desta segunda-feira, 04/01, no cemitério parque Recanto do Amanhã, localizado na Rodovia Santarém Curuá-Una. Antes, o arcebispo metropolitano de Santarém, Dom Irineu Roman conduzirá as exéquias. O sepultamento
será restrito aos padres e a um pequeno grupo de pessoas, para se evitar aglomerações.

Padre José Ronaldo Gomes de Brito, nasceu no dia 05 de maio de 1983, natural de João Pessoa/PB. Aos 16 anos fez sua primeira experiência vocacional em comunidades de João Pessoa. Ingressou no Seminário em 2005, estudou Filosofia no
Instituto de Filosofia e Teologia da Arquidiocese da Paraíba. Concluiu seus estudos de Teologia na Faculdade Nossa Senhora da Conceição, também da Arquidiocese paraibana.

Chegou a Santarém no dia 17 de junho de 2014, acolhido pelo bispo diocesano, Dom Flávio Giovenale. O seu desejo era de conhecer a realidade e costumes da então Diocese. Sua experiência com a realidade amazônica iniciou nas comunidades Solimões, Vila de Boim – Rio Tapajós; Santa Maria do Uruará no município de Prainha, além da cidade Almeirim. Retornou ao Seminário São Pio X onde ministrou aulas de Filosofia aos
seminaristas propedêuticos. Fez seu estágio pastoral na Área Pastoral Cristo Ressuscitado, Matinha. Também ajudou nas comunidades São João Batista, Santo Antônio, Nossa Senhora do Perpetuo Socorro, todas em Santarém.

No dia 05 de dezembro de 2014, José Ronaldo foi ordenado Diácono junto com mais quatro seminaristas, na Praça da Matriz. Sua ordenação sacerdotal aconteceu em setembro de 2015.

Atualmente era pároco da Paróquia Santo Antônio de Pádua, cidade de Belterra, e, desde fevereiro de 2016, Padre Ronaldo Brito coordenava a Pastoral
Carcerária de Santarém.

O caso:

O corpo de padre Ronaldo foi encontrado no início da tarde deste domingo (3) em uma casa na rua Monte Sião, no bairro Bela Vista do Juá, em Santarém, no oeste paraense. José Ronaldo Brito, de 37 anos, que era padre da Paróquia Santo Antônio de Pádua, de Belterra, e coordenador da Pastoral Carcerária da Arquidiocese de Santarém.

De acordo com informações publicadas pelo portql G1 Santarém, a equipe do Instituto Médico Legal (IML) esteve no local para realizar a remoção do corpo, que já estava a pelo menos dois dias no local considerando o avançado estado de decomposição. Segundo o perito criminal, Elinaldo Silva, na análise preliminar não foi encontrado nenhum ferimento no padre, nem de faca, nem feito à bala.

Ainda de acordo com o perito, o corpo deve passar por uma análise mais minuciosa. “Existe o relato de que o padre era tinha problemas cardíacos, de pressão arterial, isso tudo deve ser analisado para ajudar as autoridades a elucidarem esse caso”, explicou Elinaldo.

Padre foi encontrado na casa onde morava no bairro Bela Vista do Juá — Foto: Gustavo Campos/TV Tapajós
Padre foi encontrado na casa onde morava no bairro Bela Vista do Juá — Foto: Gustavo Campos/TV Tapajós

O caso está sob investigação da Delegacia de Homicídios da Polícia Civil, que tem como titular a delegada Raíssa Beleboni.

Confira fotos, via redes sociais, do momento do sepultamento de padre José Ronaldo.

RD Notícias, com informações do G1