Evento ocorre de 26 a 29 de dezembro com apresentações online
A 30º Mostra de Teatro Amador de Santarém é realizada pela a Atas – Associação de Atores, Autores e técnicos de Teatro Amador de Santarém. Esse ano as apresentações serão realizadas em plataforma digital por causa da pandemia do coronavírus.
Em cumprimento aos protocolos no combate a covid-19 a programação inicia no período de 26 a 29 de dezembro às 20h na página da Atas no YouTube. Cinco grupos participam do evento que começa a ser gravado no dia 12.
As gravações contam com público restrito evitando aglomerações na casa. Para os grupos participantes será entregue o tradicional troféu Kauré.
Para essa edição a associação escolheu homenagear um dos maiores nomes da cultura paraense o poeta Ruy Barata, em alusão ao seu centenário em 2020. O artista nascido em Santarém é referência para os atores mocorongos que buscam inspirações em suas obras “Ruy Barata, representa todo seguimento artístico de uma geração muito ativa, seja na questão das obras ou com estudos na universidade, ele deixou um grande legado para o povo paraense” disse Alenilson Ribeiro, presidente da Atas.
Esse ano a Mostra de Teatro Amador de Santarém completa 30 anos, as programações iniciaram em setembro quando a associação de Atores, Autores e Técnicos de Teatro Amador de Santarém lançou um concurso de logo comemorativa o vencedor foi Joannys Goudinho Xavier do município de Juruti.
Na programação lives temáticas também estão previstas, uma delas será realizada no dia 10 em alusão ao dia do palhaço, seguidos do Ponto de Cultura e suas vertentes e finalizando com Lançamento da Mostra.
A Mostra desse ano foi pela a primeira vez contemplada no prêmio Preamar de Arte e Cultura do estado do Pará e conta com a parceria do Ponto de Cultura Pró-reitoria da Cultura, Comunidade e Extensão – Procce da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), além do Ponto de Cultura Teatro e Cidadania.
30 anos de história
A primeira Mostra de Teatro iniciou em setembro de 1991, quando um grupo de amigos resolveu unir e fortalecer a cultura cênica na década de 90. O evento contou com a organização dos grupos Terra Firme e José de Anchieta. Os espetáculos traziam consigo autores consagrados, poucas delas tinham texto autoral, os mais ousados criavam suas próprias ideias e adaptavam.
Durante esses 30 anos já participaram da Mostra aproximadamente 250 espetáculos, são mais de 2.500 pessoas que passaram pelo palco da Casa da Cultura em Santarém, entre atores, bailarinos e produção teatral.
Programação de 26 a 29
Data: 26/12
A novata – Grupo de Teatro Faces
Duração: – 60min – 14 anos
Texto: Adaptação livre do seriado Glee de Ryan Murphy, Brad Falchuk e Ian Brennan
Gênero: Musical
Direção: George Pisa
Data: 27/12
A bruxinha que era boa – Grupo de Teatro Terra Firme
Duração: 60min – Livre
Texto: Maria Clara Machado
Gênero: Infantil
Espetáculo especial: Pensão da dona Estela – Duração: 30min
Grupo: Los Pimenta
Dia 28/12
Rio das amarguras – Grupo Teatral Kauré
Duração: 90min – Livre
Texto: Francisco Vera Paz
Gênero: Auto Popular
Data: 29/12
RED – A mente de um Rio profundo, que tira o teu folego, sufoca e te afoga
Duração: 60min – Livre
Texto: Taynara Pontes
Gênero: Tragédia
Ascom Atas