Os partidos cogitam a formação de uma frente de centro esquerda, e Maria do Carmo é o nome mais consistente para encabeçar esta chapa
Dirigentes do PT e PCdoB iniciaram ontem, 02/04, conversações visando compor uma aliança para a disputa pela Prefeitura de Santarém em 2020. O presidente do PT, Everaldo Martins Filho e o dirigente Juca Pimentel, receberam ontem na sede do partido o dirigente estadual do PCdoB, Jota Ninos, para discutir o cenário atual.
Por conta das medidas de isolamento, não foi possível fazer uma reunião mais ampla e foram tomados os cuidados necessários para o contato entre os líderes partidários.
Candidaturas
O PT apresentou oficialmente ao PCdoB a pré-candidatura à prefeita da procuradora de Justiça aposentada recentemente, Maria do Carmo.
Por sua vez, o dirigente comunista informou que em recente debate dos filiados do partido, sob a coordenação do presidente local Narciso Senna, foi definido que o partido deve manter diálogo para a formação de uma frente de centro esquerda, e que o nome de Maria do Carmo é o mais consistente para encabeçar esta chapa.
Ninos informou que, por decisão pessoal apoiada pelos filiados do partido, retira sua pré-candidatura para apoiar a de Maria, mas ressaltou que o PCdoB vai indicar outro nome que já está em negociação interna para o debate na coligação, quando chegar o momento, como possível candidato a vice.
“Estamos finalizando o processo de filiação em nosso Movimento 65 e recebemos filiações importantes de pessoas que colocaram seus nomes à disposição do partido para futuras negociações”, disse Ninos.
Os dois partidos trabalham para a formação de suas chapas de vereadores e o PT já manteve contato com outras legendas que já vinham discutindo uma possível coligação com o partido há um ano.
A intenção de PT e PCdoB e tentar manter neste bloco os partidos PSOL, PDT, PROS e Podemos, que vêm se reunindo desde o ano passado, além de outras siglas que já se mostraram simpáticas à pré-candidatura de Maria do Carmo.
Aliança histórica
O PT está organizado em Santarém há 39 anos e o PCdoB há 12 anos e já estiveram juntos em duas das três campanhas à prefeitura que enfrentaram desde a instalação do PCdoB.
Em 2016 não chegaram a um acordo e estiveram em coligações diferentes. O PT concorreu com a ex-vereadora Socorro Pena e o PCdoB foi vice na chapa do professor Márcio Pinto (PSOL).
A relação dos dois partidos, em nível nacional, acontece desde 1989, quando foi lançada pela primeira vez a candidatura do ex-presidente Lula, que ainda hoje é a maior liderança petista. Em 2018, o PT lançou o professor Fernando Haddad como presidente , tendo como vice a ex-deputada do PCdoB Manuela D’àvila.
O PT nacional comemorou em 2020, seus 40 anos de atividades, enquanto o PCdoB completou 98 anos de lutas e caminha para seu centenário em 2022, com a possibilidade de ter um forte candidato à presidência, com o governador do Maranhão, Flávio Dino.
O cenário nacional que aproxima os partidos contra o atual presidente Jair Bolsonaro, deve ajudar na construção da aliança local contra o atual prefeito, Nélio Aguiar, que foi aliado de Bolsonaro em 2018.
Com informações de Jota Ninos