Novo boletim da balneabilidade aponta praias santarenas excelentes para banho

“Desde 2017, todas as etapas dos estudos do programa apontam a qualidade ‘Próprias e Excelentes’ para banho nas praias santarenas com maior fluxo de pessoas”, destaca a secretária de Meio Ambiente, Vânia Portela

O “11º Boletim de Monitoramento da Balneabilidade das Praias da Orla Fluvial Direita do Rio Tapajós de Santarém-PA” atesta que as praias santarenas com maior número de frequentadores estão “Próprias e Excelentes” para banho. A coleta das amostras foi realizada em setembro deste ano pela empresa Conágua Ambiental, sendo uma iniciativa socioambiental da Prefeitura Municipal de Santarém, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma).

“Dessa forma conclui-se que as praias da orla fluvial direita do Rio Tapajós, no município de Santarém-PA são PRÓPRIAS no quesito balneabilidade e com categoria de classificação EXCELENTE”, informa o relatório da Conágua Ambiental.

De acordo com o documento, os estudos seguem requisitos determinados pela Resolução Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama) nº 274 de 2000. Consideram os parâmetros que verificam a presença ou não de fatores microbiológicos indicadores de qualidade da água. Além disso, os parâmetros químicos, o potencial hidrogeniônico (pH) e como parâmetro físico, a temperatura da amostra (°C). 
Ao longo da etapa, foram realizadas cinco coletas consecutivas com intervalos de 24 horas, considerando os dias de maior fluxo de banhistas. Foram processadas 55 (cinquenta e cinco) análises de campo e 55 (cinquenta e cinco) exames microbiológicos em laboratório.

“Desde 2017, todas as etapas dos estudos do programa apontam a qualidade ‘Próprias e Excelentes’ para banho nas praias santarenas com maior fluxo de pessoas. Assim, garantimos a utilização segura das praias aos santarenos e todos os nossos turistas. É um indicador que garante a geração de emprego e renda, cuidados com as nossas belezas naturais, saúde e a qualidade de vida da nossa população como um todo”, informou a secretária de Meio Ambiente, Vânia Portela.

As praias que passam pelos estudos são as consideradas com o maior fluxo de banhistas na cidade, sendo a Ponta do Muretá, Ponta de Pedras, Pajuçara e Maracanã. 

Além disso, Alter do Chão onde sete pontos de coletas são realizados: 1. Praia do Centro de Atendimento ao Turista (C.A.T.); 2. Canal principal do Rio Tapajós; 3. Praia do Cajueiro; 4. Escadaria da Orla de Alter do Chão; 5. Parte final da Orla de Alter do Chão; 6. Ilha do Amor;7. Igarapé do Macaco. 

Assim, foram monitorados onze pontos ao longo da orla fluvial direita do Rio Tapajós.

Ascom Semma