Eleições 2020: Uma análise do desempenho nas redes sociais dos candidatos a vereador em Santarém

Caio Rego apresenta os dados coletados das redes sociais Facebook e Instagram dos candidatos; veja em gráficos.

Por Caio Rego

Sabendo que as redes sociais seriam muito utilizadas nesta campanha devido às restrições impostas pela pandemia resolvi fazer um acompanhamento das redes sociais de alguns candidatos de Santarém. O primeiro levantamento feito rendeu estes dois artigos (sobre Prefeitos e sobre vereadores) do Blog do Jeso e acabaram repercutindo bastante. Alguns candidatos até usaram os dados desse acompanhamento em suas campanhas. Desde então eu resolvi ampliar esse estudo, adicionando mais candidatos e mais métricas.

Neste artigo vou apresentar os dados coletados das redes sociais dos candidatos a vereador em Santarém. Não houve um critério para escolha dos candidatos. Procurei adicionar os atuais vereadores que tentam a reeleição, algumas figuras bem conhecidas na cidade e outros que foram surgindo ao longo da pesquisa. Consegui incluir nessa pesquisa 41 perfis de candidatos no Instagram e 59 Fan Pages de candidatos no Facebook.

Os dados para esta pesquisa foram coletados no período de 17 de outubro até o dia 10 de novembro. Apresento a seguir os resultados em gráficos dinâmicos.

Instagram

Para coletar dados do Instagram de forma automatizada foi utilizado o site Social Blade que coleta uma série de informações da rede social. No entanto, o site só consegue interagir com perfis definidos como conta comercial. Por este motivo, alguns perfis de candidatos acabaram ficando de fora da pesquisa.

O gráfico abaixo apresenta a evolução dos candidatos quanto ao número de seguidores. É possível acompanhar no canto inferior esquerdo as datas de cada coleta. Através da legenda que está na parte superior do gráfico é possível filtrar os candidatos por partido.

Número de seguidores no Instagram — Período: 19/10 a 10/11

Com este gráfico é possível perceber a evolução dos candidatos durante o período da pesquisa. A candidata Biga Kalahari (PT) foi quem mais cresceu no período tendo aumentado em 467 o número de seguidores e o candidato Jardel Guimarães (PODEMOS) foi o que mais perdeu seguidores e terminou a pesquisa com 433 seguidores a menos.

Se levarmos em conta o crescimento proporcional o candidato que mais cresceu foi Alberto Portela (DEM) aumentando em 52,49%, o que representou mais 411 seguidores no Instagram.

O crescimento no número de seguidores durante a campanha pode ser encarado como um ponto positivo, sinal de que os eleitores aceitaram acompanhar o candidato e saber sobre as propostas. Mas também é importante saber se os seguidores estão interagindo com o perfil do candidato. Neste sentido, o próximo gráfico faz uma relação entre o número de seguidores e o engajamento deles. A Taxa de Engajamento é uma métrica disponibilizada pelo site Social Blade e se baseia na interação dos seguidores com as últimas 20 postagens do candidato no Instagram.

No gráfico abaixo, à esquerda, os candidatos estão ordenados pelo número de seguidores. À direita, os candidatos aparecem de acordo com a Taxa de Engajamento. É possível perceber que o cenário muda completamente. No quesito engajamento, o candidato Igor Santos (PT) aparece em primeiro com uma taxa de 9,01%, seguido por Carlos Martins (PT) e Erlan Nadler (PSOL).

INSTAGRAM — Número de Seguidores x Taxa de Engajamento — Dados coletados no dia 10/11

No gráfico é possível filtrar os resultados por partido e também isolar apenas uma das métricas para melhor visualização dos dados. Na próxima seção, são apresentados os dados coletados no Facebook.

Facebook

Para a coleta de dados no Facebook a ferramenta utilizada foi o Facepager. Esta ferramenta só consegue coletar dados de Páginas do Facebook (Fan Pages) e por isso os candidatos que trabalharam na campanha apenas com perfil pessoal não puderam entrar nessa pesquisa.

O gráfico abaixo apresenta a evolução dos candidatos quanto ao número de seguidores no período de 17 de outubro a 10 de novembro. Neste gráfico você também pode filtrar os dados a serem exibidos. Basta clicar nos nomes dos partidos que aparecem na parte superior para exibir ou ocultar. São 59 candidatos e por isso as fontes do gráfico estão bem pequenas. Mas é possível visualizar o gráfico em modo expandido neste link.

Número de seguidores no Facebook— Período: 17/10 a 10/11

Novamente, a candidata Biga Kalahari (PT) teve o maior crescimento no número de curtidas com 708 seguidores a mais no período. Em termos proporcionais, o candidato Geraldo Kendy (PT) teve um crescimento percentual enorme (22300%) mas isso se dá pelo fato de que ele tinha 1 curtida no primeiro dia e terminou a pesquisa com 223. Depois dele, o candidato Rafael Coelho (PSDB) é quem teve o crescimento proporcional mais significativo, com 226,8% de crescimento, terminando a pesquisa com 574 curtidas a mais em sua Fan Page.

O próximo gráfico tem o mesmo objetivo da seção anterior. No entanto, para as Fan Pages, a métrica utilizada para fazer um contraponto ao número de curtidas é uma medida informada pelo Facebook chamada “Pessoas Falando Sobre Isso” que mensura quantas pessoas interagiram, compartilharam, comentaram ou citaram o nome da sua marca na rede nos últimos 28 dias.

Facebook — Número de Curtidas x Pessoas Falando Sobre Isso — Dados coletados no dia 10/11

Neste ponto, podemos destacar os dois candidatos que estão no topo do gráfico à direita, Rose Matos (MDB) e Urias Pingarilho (PSC). Os dois têm poucas curtidas em suas páginas no Facebook, mas tiveram uma movimentação muito grande nos últimos 28 dias.

Da mesma forma que o gráfico anterior, neste você tem a possibilidade de filtrar os resultados exibidos por partido e por métrica através dos filtros disponíveis na parte superior do gráfico. Sinta-se a vontade para explorar os resultados.

Para encerrar este artigo quero deixar algumas considerações. O número de seguidores não é exatamente um fator determinante para o sucesso do candidato no dia da votação. Um grande número de seguidores garante ao candidato uma boa audiência para que ele possa apresentar suas propostas. Vai depender dele saber usar essa audiência em benefício próprio. Para mim, o crescimento dos seguidores durante a campanha é um bom sinal, mas cada um cresce de acordo com a quantidade de seguidores que já tinha antes. Quem tem muito, cresce muito.

Da mesma forma, o engajamento pode ser um fator positivo ou negativo. Se alguém vai até a página de um candidato para criticá-lo isso conta como engajamento. Portanto, os candidatos devem fazer suas próprias análises sobre os dados apresentados. Desejo uma boa sorte a todos os candidatos nas eleições deste domingo.

P.S. Durante a escrita deste artigo e após encerrado o período de coleta de dados, percebi que o perfil da candidata Biga Kalahari havia sido removida. Mas o histórico ainda consta no site Social Blade.

Fonte: caiotecc.medium.com/redes-sociais

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Caio Rego: Mestre em Ciência da Computação pela UFSM e Analista de TI da UFOPA. Torcedor do São Francisco Futebol Clube.