Acompanhe por meio de gráficos, um perfil completo com informações por partido, gênero, média de idade, raça, cor, grau de instrução e estado civil.
Por Caio Rego
As eleições serão realizadas no próximo dia 15 de novembro quando escolheremos nossos representantes na câmara de vereadores e o chefe e vice do poder executivo municipal. Este é um importante momento para a democracia. Em Santarém, temos 8 candidaturas visando a prefeitura e 488 candidatos à câmara de vereadores. Este número de candidatos a vereador é um recorde em Santarém.
Neste artigo apresento alguns dados que traçam o perfil dos partidos e seus candidatos que concorrem ao pleito deste ano. Todos os dados foram coletados do Repositório de Dados Eleitorais do TSE no dia 19/10. A partir destes dados são apresentados, aqui neste artigo, informações como a quantidade de candidatos a vereador na cidade de Santarém e sua distribuição nos partidos, raça, gênero, estado civil, cidade natal e escolaridade dos candidatos.
Todos os gráficos gerados são baseados unicamente nas informações do repositório do TSE e as cores que representam tais informações nos gráficos são escolhidas aleatoriamente pela ferramenta utilizada para gerar os gráficos. Em alguns gráficos, a ordem de exibição das informações é por ordem alfabético, enquanto em outros, os valores são o critério de ordenação.
Para uma melhor experiência de leitura aconselho visualizar este artigo em uma tela de computador ou tablet. Em aparelhos celulares é possível que os gráficos ou a informação exibida por eles não apareça por completo.
Candidatos Por Partido
Neste primeiro gráfico apresento a distribuição de candidaturas por partido político. Lembrando que nesta eleição não há mais as coligações para vereador.
O Partido com mais candidatos em Santarém é o PL (Partido Liberal) com 32 candidatos e o DC (Democracia Cristã) é o partido com o menor número de candidatos com apenas 5.
O próximo gráfico apresenta o número de candidatos por gênero (é o termo usado nos dados do TSE) em cada partido. O partido com mais homens entre os candidatos é o PTC (Partido Trabalhista Cristão) com 22 Homens e o DC (Democracia Cristã) é o que tem menos homens candidatos com apenas 3 candidaturas. O PMB (Partido da Mulher Brasileira) é o partido com mais candidaturas femininas, são 13. E o DC, com apenas duas mulheres, é o partido com menos mulheres candidatas.
Já o gráfico a seguir apresenta uma proporção entre as candidaturas masculinas e femininas por partido. O DEM (Democratas) tem o maior número de homens candidatos, proporcionalmente falando. Os 19 candidatos do partido representam 70.4% das candidaturas do partido. Na outra extremidade, o PMB é de longe o partido que mais apresenta mulheres candidatas. São 6 homens para 13 mulheres candidatas, fazendo com que as candidaturas feminina representem 68.4% no partido.
Média de Idade
No gráfico abaixo, cada partido apresenta três informações representadas por pontos que são: a média de idade entre os homens candidatos do partido, a média de idade das mulheres candidatas do partido e a média geral do partido.
Nota: Os dados do TSE que usamos para elaborar este gráfico, especificamente, diz respeito à idade do candidato em 01/01/2021, dia da posse.
Neste gráfico é possível perceber que em alguns partidos as mulheres tem média de idade maior, como no caso do CIDADANIA que tem uma média de idade de 50.9 anos, a maior para mulheres. Enquanto isso, as mulheres do PBM tem a média de idade mais baixa entre as candidatas, 29.5 anos em média. Os homens mais “experientes” também estão no PMB onde a média de idade entre os candidatos é de 51.8 anos. Os candidatos mais jovens parecem estar no PSOL, pois, a média dos candidatos é a mais baixa, com 36.6 anos.
Raça/Cor
Outro dado analisado foi a quantidade de candidaturas em cada partido por Raça/Cor informada no ato da inscrição da candidatura. O gráfico a seguir apresenta a quantidade de candidatos que se declararam como Branco, Pardo, Preto e Indígena.
Já o gráfico abaixo apresenta a proporção de candidaturas por raça/cor. Os valores apresentados são o percentual de candidatos Brancos, Pardos, Pretos e Indígenas, por partido.
O partido com mais candidatos brancos é o PSC com 19. O PSB é o partido com mais candidatos pardos, são 30. O PT tem mais candidatos que se declaram negros, com 5 candidaturas. PSOL e PMB têm 2 candidatos indígenas, cada um.
PODEMOS, PP, PATRIOTA e DC são os partidos que só têm candidatos pardos. 4 partidos não têm candidaturas de negros nem de indígenas: PP, PATRIOTA, DEM e DC.
Grau de Instrução
Os candidatos também informaram o grau de instrução para inscreverem suas candidaturas. O gráfico abaixo apresenta a escolaridade informada pelos candidatos. O DEM é o partido com mais candidatos com ensino superior completo. Já o Republicanos tem 7 candidatos que informaram ter apenas o ensino médio completo. Os candidatos que informaram saber ‘ler e escrever’ são dos partidos Avante (2), PT, PRTB, PSC, PTC, PSD e DEM.
Estado Civil dos Candidatos
Ao registrar suas candidaturas os candidatos informaram também o seu estado civil. As opções eram: Casado(a), Solteiro(a), Divorciado(a) e Viúvo(a). Não sei qual a importância deste tipo de informação, mas lá vai…
O partido com o maior número de candidatos casados é o PTC (Partido Trabalhista Cristão). Quem tem o maior número de solteiros é o PODEMOS com 23 candidatos. O PL (Partido Liberal) tem 4 divorciados. E o PSC e o PSD tem 2 viúvos cada um.
Cidade de Origem dos Candidatos
Dos 488 candidatos, 380 são nascidos em Santarém. 68 candidatos são de outras cidades paraenses e 40 candidatos são de outros estados. 6 candidatos são Brasileiros naturalizados, todos do PDT. Manaus e Itaituba são as cidades com mais forasteiros. São 12 manauaras e 12 itaitubenses concorrendo ao pleito santareno.
Estas foram as informações que eu consegui gerar a partir dos dados fornecidos pelo Repositório de Dados do TSE. Se você gostou do artigo não esqueça de deixar seus aplausos e comentários abaixo. Na próxima semana eu vou apresentar o desempenho de alguns candidatos de Santarém nas redes sociais.
Fonte: caiotecc.medium.com
_______________________
CAIO REGO: Mestre em Ciência da Computação pela UFSM e Analista de TI da UFOPA. Torcedor do São Francisco Futebol Clube.
www.caiotecc.medium.com