Boogie da Amazônia: evento de paraquedismo pode transformar Santarém em novo polo do turismo de aventura

Marcado para setembro, evento reúne atletas do Brasil e do exterior e está em fase de alinhamento com a Prefeitura, que discute apoio logístico, institucional e promocional à iniciativa.

Com saltos sobre rios, praias e florestas, Santarém prepara-se para receber, de 1º a 7 de setembro, o Boogie da Amazônia, evento que promete projetar o município como referência nacional no turismo de aventura. A proposta foi apresentada à Prefeitura na última quinta-feira (22), durante reunião na Secretaria Municipal de Turismo (Semtur). O objetivo do encontro foi alinhar a possível parceria institucional e logística para viabilizar a realização da programação.


Participaram da reunião os organizadores Kleber Menezes, Hasley Juliano, João Justino (Craw) e Elimar Pontes, que apresentaram os detalhes da proposta à equipe da Secretaria Municipal de Turismo (Semtur).

Durante o encontro, João Justino destacou a importância das parcerias institucionais para a realização do evento.

“Eventos dessa magnitude só acontecem com apoio. As instituições públicas são fundamentais nesse processo. Estamos muito satisfeitos com o acolhimento da prefeitura e com a forma como o secretário nos recebeu, o que nos dá a certeza de que Santarém está comprometida e engajada”.

Ele reforçou que a proposta é séria e que os organizadores estão dedicados a realizar um grande evento.

“Estamos totalmente focados em entregar algo grandioso. Essa parceria é essencial para viabilizar o projeto. Trata-se de um evento com custos altos, desde a vinda de toda a estrutura de fora do estado, passando pelos aviões, instrutores, professores [os chamados LOs], dobradores, staff e equipe de solo. Por isso, todas as parcerias são cruciais pro projeto acontecer.”

O secretário municipal de Turismo, Emanuel Júlio Leite, ressaltou o potencial do Boogie da Amazônia para fortalecer o posicionamento de Santarém como destino de turismo de aventura no Brasil.

“Receber um evento como o Boogie da Amazônia é uma oportunidade de projeção nacional para o nosso município. Uma atividade esportiva de alto impacto como o paraquedismo é algo que reforça nossa vocação para o turismo sustentável, de experiência e de natureza”.

Emanuel destacou ainda o compromisso da gestão com a atração de eventos inovadores.

“A Prefeitura está aberta a iniciativas que movimentem a economia, gerem visibilidade e valorizem nosso território. Então, vamos trabalhar para viabilizar essa parceria e garantir que Santarém seja palco de mais esse grande evento”.

Boogie da Amazônia

Inspirado no antigo Rain Forest Boogie, realizado em Santarém há mais de 30 anos, o novo evento terá uma programação que integra experiências esportivas, culturais e gastronômicas ao longo de sete dias, cruzando paisagens naturais da orla de Santarém, praias de Alter do Chão e áreas do município de Belterra.

A equipe organizadora do “Boogie dos Lençóis”, o maior evento de paraquedismo do Brasil, está à frente da edição amazônica, que deve reunir cerca de 50 atletas profissionais e mais de 200 turistas, incluindo aventureiros interessados em realizar saltos duplos com instrutores.

Além dos saltos, os participantes poderão vivenciar a cultura local com trilhas, visitas à Floresta Nacional do Tapajós, apresentações musicais e refeições com pratos regionais. A estimativa é de que o evento fortaleça o turismo esportivo, gere renda e promova o destino amazônico junto ao público nacional e internacional.

Resumo da programação (sujeita a alterações)

Dia 1 (01/09)

 • Recepção dos atletas no Hotel London.

 • Almoço no Restaurante da Tica.

 • Salto de apresentação para a comunidade santarena, com pouso na praia da orla.

Dia 2 (02/09)

 • Salto no Encontro das Águas.

 • Transfer em balsa para Alter do Chão com parada no Restaurante do Saulo.

 • Chegada ao pôr do sol em Alter.

Dia 3 (03/09)

 • Saltos nas praias do rio Tapajós.

 • Experiência cultural gastronômica Pirarimb.

Dia 4 (04/09)

 • Passeio na Floresta Nacional do Tapajós.

 • Salto “sunset” na praia do Cajueiro.

 • Atividade cultural no Espaço Chico Malta.

Dia 5 (05/09)

 • Novos saltos nas praias do Tapajós.

 • Experiência cultural no Canto do Chorinho.

Dia 6 (06/09)

 • Saltos verticais no aeródromo de Belterra.

 • Show musical regional de encerramento.

Dia 7 (07/09)

 • Passeio de integração no Rio Arapiuns.

Ascom PMS

Deixe uma resposta