Na ocasião, 34 profissionais, incluindo técnicos e enfermeiros, receberam o certificado de Profissional Destaque.

Maio é o mês que celebra duas profissões cuja dedicação salva vidas todos os dias: o técnico de enfermagem e o enfermeiro. Esses profissionais saem de casa, deixam suas famílias e se entregam ao cuidado de quem mais precisa. Para reconhecer a importância deste compromisso, o Hospital Municipal de Santarém Dr. Alberto Tolentino Sotelo (HMS) e a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas promoveram uma programação especial.

Hoje, terça-feira, 20, data em que se comemora o Dia do Técnico de Enfermagem, o auditório do HMS foi palco da cerimônia da Homenagem Ana Nery, em referência à primeira enfermeira brasileira, Ana Justina Ferreira Nery, lembrada por seu cuidado voluntário aos soldados durante a Guerra do Paraguai.

Durante a programação, 34 profissionais — entre técnicos e enfermeiros — foram chamados para receber certificados de reconhecimento das mãos do secretário de Governo, Ângelo Azevedo; do secretário de Planejamento, Gestão, Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Tecnologia, Michel Martins; do vice-prefeito, Dr. Carlos Martins; do secretário municipal de Saúde, Everaldo Martins Filho; do diretor técnico do HMS, Emmanuel Silva; da diretora de Serviços em Saúde, Joyci Nobre; do diretor do HMS, Risonilson Abreu; e do diretor administrativo, Alexandre Ribas. Representando a UPA 24 Horas, participaram Thais Sousa e o enfermeiro Bôa Morte.
A cerimônia contou com a participação especial do cantor Pedro Guilherme, que emocionou o público com músicas dedicadas aos profissionais. Após as homenagens, os presentes participaram de um coffee break, onde puderam confraternizar, compartilhar experiências e fortalecer os laços da equipe.

No período da tarde, a equipe de fisioterapia do HMS ofereceu sessões de massagens relaxantes — um gesto de cuidado para quem dedica sua rotina a cuidar do outro.
“Valorizar o técnico de enfermagem e o enfermeiro é reconhecer a base de toda assistência. Cada profissional é peça fundamental na garantia da saúde de nossa população”, afirmou o secretário de Saúde, Everaldo Martins Filho.

A programação teve início no dia 12 de maio, quando se celebra o Dia Mundial da Enfermagem, data que homenageia enfermeiros e técnicos de enfermagem em reconhecimento ao papel essencial desses profissionais na linha de frente da assistência. Nessa ocasião, um adesivo comemorativo com frases de valorização foi fixado no corredor principal do HMS. O espaço se tornou um ponto de encontro da categoria. Ali, colaboradores posaram para fotos junto à mensagem de agradecimento e receberam brindes simbólicos, reforçando o reconhecimento pelo trabalho incansável em cada turno.
A técnica de enfermagem atuante no centro cirúrgico do HMS, Samara Castro, sofreu um acidente no último dia 9, após deixar o plantão de trabalho. Ela segue em tratamento na Unidade de Terapia Intensiva. Muito querida pelos colegas, Samara recebeu uma homenagem especial durante a cerimônia.

Um vídeo com mensagens de carinho e apoio foi exibido, com a participação da filha da profissional. O certificado de reconhecimento foi entregue à irmã, Socorro Licata Viana, que a representou na ocasião.
Emocionada, Socorro agradeceu em nome da família.

“Minha irmã ama o que faz, sempre foi muito dedicada à profissão. Essa homenagem mostra o quanto ela é querida e valorizada pelos colegas. Nós, da família, estamos muito gratos por todo o apoio e pelas orações que temos recebido”.
A diretora de Serviços em Saúde, Joyci Nobre, também ressaltou a importância da valorização dos profissionais da enfermagem.
“Essa é uma categoria que move a assistência. Cada gesto de cuidado merece ser valorizado. Essa homenagem é o mínimo diante de tudo que nossos profissionais representam para a UPA, hospital e para a população”.
Ascom PMS