Erivelton Pereira e Camila de Jesus estão juntos há 12 anos e têm três filhos. Cerimônia foi realizada na capela da unidade, com a presença de colaboradores, familiares e amigos

Uma tarde de emoção, amor e esperança. Assim foi o dia 15 de maio de 2025, data do casamento de Erivelton da Silva Pereira, 33 anos, e Camila de Jesus Gomes, 28. Ele é paciente oncológico do Hospital Regional do Baixo Amazonas Dr. Waldemar Penna (HRBA), em Santarém, oeste do Pará, há três anos e está internado na unidade em tratamento há oito meses. Camila sempre esteve ao lado do marido durante a luta dele contra o câncer. E, recentemente, eles decidiram oficializar uma união de 12 anos, que já deu frutos: os três filhos do casal, Edinelson Luís, Edgar e Estevão.
“Foi uma decisão dos dois. Já tínhamos essa ideia, mas não tivemos condições de fazer o casamento. E o hospital nos ajudou e aconteceu. Nós não esperávamos que fosse assim, mas foi muito lindo. A gente agradece a todos, a direção do HRBA, médicos, enfermeiros, técnicos, todos. E agora estamos aqui. Casados e felizes. É a realização de um sonho para nós”, agradeceu Erivelton.
A cerimônia ocorreu na capela da unidade, com a presença de colaboradores que acompanham o paciente diariamente, familiares e amigos do casal. Uma juíza de paz e um pastor celebraram o casamento, que emocionou a todos os presentes. Durante a troca de alianças, o filho mais velho do casal, Edinelson, de 11 anos, ajudou o pai e colocou a aliança de casamento no dedo da mãe.

Para Camila, mesmo a união ocorrendo de uma maneira diferente do que ela imaginava, o momento foi perfeito. “Eu sempre pedi a Deus que queria casar. Mas eu não disse aonde e nem como. E se foi assim, é porque teve que ser. Eu sou só gratidão, primeiramente a Deus que permitiu que isso acontecesse. Depois, ao Hospital Regional que autorizou. Enfermeiras, técnicas, todo mundo que contribuiu para que isso se realizasse. Foi maravilhoso, não dá para explicar. Nossos filhos são nossa vida. A gente chegou até aqui e creio que vamos permanecer por muitos anos. A gente não vai desistir dessa batalha. É por eles que nós vamos continuar lutando e vamos vencer”.
A dona Edileusa da Silva Pereira é mãe do paciente e também se emocionou bastante por poder acompanhar o matrimônio. Ela tem nove filhos e Erivelton é o primeiro a casar. “A cerimônia foi muito bonita, maravilhosa. Era algo que ele tinha muita vontade. Para nós, é uma alegria, apesar do momento que ele está passando. Mas Deus sabe todas as coisas. O hospital é maravilhoso, não deixam faltar nada e, inclusive, muitas enfermeiras e técnicas estão aqui, porque viraram nossas amigas”.
O Regional de Santarém é referência em oncologia para uma população de 1,4 milhão de pessoas residentes em 29 municípios do oeste do Pará. Habilitado pelo Ministério da Saúde como Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon), o hospital oferta um atendimento completo, com assistência geral, especializada e integral ao paciente com câncer, atuando no diagnóstico e tratamento.
Mas além do serviço de qualidade, o HRBA também preza por um atendimento humanizado, preocupado no bem-estar e na saúde mental e emocional dos pacientes. Proporcionar ao casal, familiares e amigos um momento tão especial como esse faz parte do compromisso da unidade, em oferecer uma assistência completa a todos os usuários.
“O amor não espera, nós sabemos disso. Para eles, esse momento é inesquecível. Além da nossa missão de entregar saúde de qualidade, a gente tem que entregar valor. Para nós, é uma honra inestimável fazer parte deste momento e à família HRBA meu maior agradecimento por essa cerimônia ter acontecido. Não tem como não se emocionar. A gente acompanha o paciente e a família, e esse momento personifica todo o atendimento humanizado que buscamos promover na nossa unidade, dia após dia”, concluiu o diretor-geral do hospital, Matheus Coutinho.
Serviço – Localizado no oeste do Pará, o HRBA é referência em média e alta complexidade e presta serviço 100% referenciado, atendendo à demanda originária da Central de Regulação do Estado. A unidade pertence ao Governo do Pará, sendo administrada pelo Instituto Social Mais Saúde, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), e fica localizada na Avenida Sérgio Henn, nº 1100, bairro Diamantino, em Santarém.