Mais de 30 crianças participaram da ação de Páscoa, acompanhadas pela equipe multiprofissional em ambas as unidades.

Oficina de montagem de coelhinho com frutas, atividade de pintura, caça ao tesouro e contação de histórias marcaram a ação desta quinta-feira (17) no Hospital Municipal Dr. Alberto Tolentino Sotelo (HMS) e na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24h de Santarém. Organizada pelo grupo de humanização e pelas equipes multiprofissionais das duas unidades, a programação foi voltada às crianças em atendimento, com o objetivo de tornar o ambiente hospitalar mais acolhedor, leve e humanizado.

No HMS, a programação começou com a atividade de pintura. Crianças e acompanhantes receberam desenhos temáticos da Páscoa e materiais para colorir, estimulando a criatividade e oferecendo um momento de distração em meio à rotina hospitalar. Em seguida, participaram da oficina de montagem de coelhinhos com frutas, atividade que também foi realizada na UPA. A proposta, além de divertida, reforçou hábitos saudáveis com a orientação da equipe de nutrição.

A nutricionista Niclelma Campos, que acompanhou a ação, ressaltou os benefícios da iniciativa. “Apresentar as frutas de forma lúdica desperta o interesse das crianças e facilita a aceitação de alimentos mais saudáveis. É também uma forma de mostrar que o cuidado com a saúde pode ser leve e prazeroso.”

E para a alegria dos pequeninos, a coelha da Páscoa fez uma visita especial ao HMS, levando sorrisos e abraços para as crianças internadas. A surpresa foi recebida com entusiasmo por quem acompanhava os pequenos durante a manhã.

A dona Edinelza Ferreira de Sousa, avó de uma das crianças atendidas na unidade, se emocionou com a iniciativa. “Foi muito bonito. Ver minha neta sorrindo, mesmo estando no hospital, me deixou muito feliz. Essas ações fazem a diferença, a gente se sente acolhido também. Muito bom ver ela se divertindo fora do leito”, contou.
Para o pequeno Rian Silva, a parte mais divertida da ação foi montar o coelho com frutas. “Foi muito legal! O meu ficou certinho. Eu gostei muito das bolinhas de melancia que a gente usou para fazer o nariz do coelho”, contou, com entusiasmo.
Contação de histórias e caça ao tesouro animam ação de Páscoa na UPA
Na UPA 24h, a programação teve ainda uma animada caça ao tesouro. As crianças seguiram pistas espalhadas pela pediatria até encontrarem brindes escondidos, o que trouxe ainda mais empolgação ao momento. A contação de histórias ficou por conta da vovó Ivonice, contadora voluntária, que emocionou os pequenos com narrativas cheias de fantasia e diversão.

“É uma alegria enorme participar de momentos como esse com as crianças. Amo trabalhar com elas e sempre me coloco à disposição para contribuir com ações que tragam alegria. Muitas vezes, elas chegam tristes, chorando, e aos poucos vão se soltando, sorrindo, brincando com balões, personagens e histórias. Isso é Páscoa pra mim: espalhar afeto, brincar e acolher com amor”, contou Ivanice Costa.
A psicóloga Ana Luiza Pinto, que acompanhou as atividades na UPA, destacou a importância do cuidado além do tratamento. “Esses momentos fazem toda a diferença na recuperação das nossas crianças. Eles trazem mais humanização para um ambiente que é muito diferente do que elas estão acostumadas. A criança deixa de brincar em casa para estar aqui, e quando conseguimos trazer esse tipo de vivência para dentro da unidade, estamos cuidando também da saúde emocional, dela e da família.”
A presença dos pais também foi marcada por emoção. Lucivaldo Mendonça, pai do pequeno Saulo Dominique, de 6 anos, comentou sobre a importância do momento:
“A gente chega aqui com o coração apertado, mas ver meu filho se divertindo, mesmo num dia difícil, é algo que conforta. Foi um gesto simples, mas com um valor imenso”.

E o próprio Saulo também falou da alegria por ter participado da ação. “Eu gostei muito das histórias e de montar o coelho. Ele estava gostoso!”
Para a secretária municipal de Saúde adjunta, Irlaine Figueira, ações como essa reforçam o compromisso da gestão com o cuidado integral.
“Sabemos o quanto pode ser difícil estar em um ambiente hospitalar, especialmente para as crianças, que acabam se distanciando do universo lúdico e das brincadeiras. Com iniciativas como essa, conseguimos devolver um pouco da infância, mesmo dentro da unidade. É um momento de alegria que envolve a criança, os pais e os profissionais, e que contribui para um ambiente mais leve e saudável.”

Toda a ação foi acompanhada de perto pelas equipes multiprofissionais do HMS e da UPA, garantindo a segurança e o bem-estar das crianças durante as atividades.

As frutas para a ação foram gentilmente doadas pela RGS Alimentação Hospitalar, que mobilizou a equipe da cozinha para preparar as frutas com cuidado e capricho.
Ascom PMS