Conselhos do Parque Estadual Monte Alegre e da APA Paytuna realizam reunião integrada em Monte Alegre

Encontro teve como principal objetivo o fortalecimento da gestão participativa das Unidades de Conservação (UCs) Ideflor-Bio localizadas no oeste paraense
Divulgação

Na quinta-feira (10), o município de Monte Alegre sediou a Reunião Ordinária Integrada dos Conselhos Gestores do Parque Estadual Monte Alegre (PEMA) e da Área de Proteção Ambiental (APA) Paytuna. O encontro ocorreu nas dependências da Escola de Ensino Técnico do Estado do Pará (EETEPA) e teve como principal objetivo o fortalecimento da gestão participativa das Unidades de Conservação (UCs) do Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (Ideflor-Bio) localizadas no oeste paraense. 

A reunião contou com ampla participação dos conselheiros e conselheiras titulares e suplentes das duas UCs, que representam tanto o poder público quanto a sociedade civil. Foram debatidas pautas relacionadas à regularização fundiária, às atividades de pesquisa científica, ao turismo sustentável e à implementação do Plano de Manejo, além de deliberações sobre ações conjuntas para a conservação dos territórios protegidos.

Membros – O Conselho Gestor do Parque Estadual Monte Alegre é composto por representantes do Ideflor-Bio, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura, EETEPA, Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG), Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) e Colégio Estadual de Ensino Médio Presidente Fernando Henrique Cardoso. Também integram o colegiado associações rurais, cooperativas, sindicatos e organizações da sociedade civil que atuam diretamente no território.

Já o Conselho Gestor da APA Paytuna reúne representantes do Ideflor-Bio, Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura, Câmara dos Vereadores de Monte Alegre, Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira, Emater e instituições de ensino locais. Na composição da sociedade civil, participam sindicatos de trabalhadores e produtores rurais, colônias de pescadores, associações comunitárias e representantes de assentamentos agroextrativistas.

Participação – “O fortalecimento dos conselhos gestores é essencial para a efetividade das ações de preservação e para garantir o envolvimento da comunidade na tomada de decisões. A integração entre o PEMA e a APA Paytuna reforça o compromisso do Estado com a gestão compartilhada e transparente”, destacou o gerente da Região Administrativa da Calha Norte 1 do Ideflor-Bio, Jorge Braga. 

Para o diretor de Gestão e Monitoramento de Unidades de Conservação do Ideflor-Bio, Ellivelton Carvalho, encontros como esse reafirmam o papel estratégico das Unidades de Conservação na proteção da sociobiodiversidade. “As decisões coletivas e democráticas, tomadas nesses espaços, consolidam uma governança ambiental mais forte e conectada com os interesses das comunidades que vivem e preservam a floresta”, afirmou.

Agência Pará

Deixe uma resposta