Henderson Pinto se reúne com pescadores de Prainha para ouvir demandas e reafirmar apoio ao setor local

O parlamentar tem liderado iniciativas em Brasília para discutir as principais demandas dos pescadores da região oeste.

O deputado federal Henderson Pinto cumpriu agenda no município de Prainha, nesta sexta-feira, 11, onde participou da Assembleia da Colônia de Pescadores da Z-31. O deputado ouviu as principais demandas do setor local e reafirmou seu compromisso para fortalecer a pesca artesanal e garantir melhores condições para todos que exercem a atividade no município. O parlamentar tem liderado iniciativas em Brasília para discutir as principais demandas dos pescadores da região oeste.

Entre assuntos tratados com a Z-31, estão a dificuldade na emissão da carteira do pescador, seguro defeso, além de informações sobre previdência, mais especificamente perícia médica e agendamento.

“Fiquei muito feliz com a presença dos pescadores locais na reunião. Agradeço a todos pela parceria e vamos continuar trabalhando para avançar com nossos projetos e políticas públicas que visam fortalecer cada vez mais o setor. Eu quero que vocês enxerguem em mim o deputado da pesca artesanal, porque sei o quanto vocês são importantes. Podem contar comigo para solucionar as principais demandas apresentadas”, declarou.

Uma das propostas do parlamentar para fortalecer a atividade pesqueira na região oeste é implantar um escritório regional avançado do Ministério da Pesca, com sede em Santarém.

O escritório regional, segundo Henderson, visa fortalecer e desenvolver o setor, que possui grande potencial econômico e cultural, além de articular e implementar políticas públicas, promovendo inovação, diversificação econômica e valorização dos produtos pesqueiros.

Henderson Pinto falou também sobre o Projeto de Lei 2232/24 de sua autoria, que inclui os pescadores artesanais de baixa renda entre os beneficiários do Programa de Fomento às Atividades Produtivas Rurais. A proposta permite que os pescadores recebam materiais e apetrechos necessários para a atividade pesqueira, contribuindo diretamente para a economia das localidades em que atuam, sem o abandono de práticas sustentáveis.

“Estamos focados para promover mais desenvolvimento e qualidade de vida para todos que trabalham com a pesca, seja em Prainha ou em qualquer outro município da região oeste”, finaliza o parlamentar.

Participaram da agenda, o ex-prefeito Davi Xavier, a professora Narley Sagia, o deputado estadual João Pingarilho, além dos vereadores Zé Antônio e Edinelson Magno.

Ascom Henderson

Deixe uma resposta