O deputado, engajado no tema, tem liderado articulações com o governo federal; na última terça-feira, reuniu-se com o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho

A Câmara Municipal de Santarém realizou uma audiência pública para discutir a reforma e ampliação do Aeroporto Internacional Maestro Wilson Fonseca. O deputado Henderson Pinto, engajado no tema, tem liderado articulações com o governo federal, juntamente com lideranças políticas e setor empresarial para garantir um projeto moderno e eficiente.

Na terça-feira (8), Henderson Pinto reuniu-se com o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, acompanhado entre outros pelo vereador Alexandre Maduro, autor do requerimento que levou o debate à Câmara de Santarém. Durante o encontro, o ministro comprometeu-se a dialogar com a presidência da AENA, concessionária responsável pelo aeroporto, para avaliar a incorporação das melhorias sugeridas.
O projeto atual da AENA prevê uma ampliação significativa, mas ainda apresenta falhas críticas, especialmente em conforto e eficiência operacional. Henderson Pinto ressaltou que o terminal, inaugurado há 48 anos, sofreu apenas adaptações pontuais, sem reformas estruturais.
“Aeroporto estratégico para o agronegócio e o turismo, Santarém – eleita ‘Melhor Destino Turístico do Brasil’ e conhecida como ‘Caribe Amazônico’ – merece uma infraestrutura à altura de sua importância econômica e cultural”, destacou o parlamentar.
Para acelerar as negociações, Henderson Pinto, com o apoio do governador Helder Barbalho e de outros líderes locais, buscará a intermediação do presidente da República.
“Estamos empenhados em assegurar um aeroporto moderno, que não só melhore a mobilidade, mas também impulsione a integração regional e o desenvolvimento dos setores produtivos que movimentam a economia do país”, afirmou Henderson Pinto.
Ascom Henderson Pinto