UPA 24h de Santarém: Prefeitura reforça perfil de atendimento à população

Período sazonal de sintomas respiratórios e viroses tem contribuído para o aumento de atendimentos; confira os horários de atendimentos por zonas
Reprodução

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas de Santarém está enfrentando superlotação nos últimos dias, com aumento expressivo na procura por atendimento. A situação está diretamente relacionada ao período sazonal, marcado pela alta incidência de sintomas respiratórios, viroses e síndromes diarreicas, comuns nesta época do ano.

A unidade, que atende, em média, mais de 11 mil pacientes por mês, tem registrado uma sobrecarga ainda maior, impactando diretamente nos tempos de espera e na rotina das equipes. Diante do cenário, a direção da UPA reforça à população a importância de buscar, sempre que possível, as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) para os casos de menor complexidade, contribuindo para a agilidade no atendimento e a melhor organização dos fluxos de pacientes.

A UPA tem como perfil o  atendimento de urgência e emergência, priorizando situações como dor torácica, falta de ar, crises convulsivas, febre persistente em crianças pequenas, traumas com risco de agravamento, entre outros quadros que exigem avaliação médica imediata.

“Estamos acolhendo todos os pacientes, mas é fundamental que a população compreenda o perfil da UPA e busque as Unidades Básicas de Saúde nos casos leves, como sintomas gripais, dores no corpo, febre baixa e quadros estáveis de diarreia. Também é importante que a população busque as Unidades de Acesso Avançado à Saúde (UAAS) da Nova República, Santarenzinho, Alter do Chão e Curuai, que funcionam em regime de plantão 24 horas — de segunda a sexta, das 19h às 7h, e aos sábados, domingos e feriados. Isso ajuda a garantir que os casos mais graves sejam atendidos com mais rapidez e segurança”, orienta o diretor da unidade, Rodolfo Sousa.

Mesmo diante da alta demanda, o acolhimento com classificação de risco continua sendo feito normalmente, garantindo prioridade aos casos mais graves, conforme protocolo do Ministério da Saúde.

A secretária municipal adjunta de Saúde, Irlaine Figueira, reforça a importância de utilizar corretamente os serviços de saúde disponíveis no município.
 
“A orientação é que a população também busque atendimento nas Unidades Básicas de Saúde, que funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h. As UBSs estão preparadas para atender a maioria dos casos leves e oferecer o encaminhamento adequado, quando necessário. Ao procurar a unidade básica mais adequada para cada situação, a população contribui para o funcionamento mais eficiente da rede e ajuda a reduzir a sobrecarga nos serviços de urgência”, destacou.

A secretária mencionou também que, a partir desta quarta, 02, começou a funcionar, em quatro UBSs da área urbana (Aldeia/Fátima/Laguinho, Mararu, Matinha e Salvação), o atendimento em horário estendido, das 07h às 21h, em dias pré-estabelecidos. Mas, nas referidas unidades, o atendimento não será de urgência e emergência. Será mantida a rotina normal dos serviços que necessitam de marcação.

Conforme o projeto, o horário estendido de funcionamento das Unidades Básicas de Saúde será:

Zona Sul  
UBS Mararu (Rua Presidente Costa e Silva, S/N)  
UBS Matinha (Rua Iracema, nº 76)  
Atendimento em horário estendido: Segunda-feira (das 7h às 21h)

Zona Norte  
UBS Aldeia/Fátima/Laguinho (Trav. Assis de Vasconcelos, Aldeia)  
Atendimento em horário estendido: Terça-feira e Quinta-feira (das 7h às 21h)

Zona Oeste  
UBS Salvação (Trav. Anu Preto, S/N)  
Atendimento em horário estendido: Quarta-feira e Sexta-feira (das 7h às 21h)

Ascom PMS

Deixe uma resposta