Institutos também promovem em Santarém programação especial de recepção dos novos calouros da Ufopa, com início nesta quinta-feira, 3 de abril.

No início do mês de abril, a Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) realizará as aulas inaugurais dos seus novos cursos de graduação: Medicina e Licenciatura Intercultural Indígena, ofertados em Santarém; e Agronomia, em Monte Alegre. Assim como a Aula Magna, as solenidades integram a programação especial de recepção dos calouros ingressantes pelos processos seletivos regular, indígena e quilombola, marcando o início das atividades acadêmicas do ano letivo de 2025.
A primeira aula inaugural será a do curso de Licenciatura Intercultural Indígena que ocorrerá nesta quinta-feira, 3 de abril, a partir das 9 horas, no Auditório da Unidade Tapajós, situada no bairro do Salé. Com o tema “Avanços e Desafios da Educação Indígena na Amazônia”, a aula será ministrada pela servidora do Ministério da Educação (MEC), Rosilene Tuxá, atual diretora de Políticas de Educação Escolar Indígena da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (SECADI).
Ofertada pelo Instituto de Formação Interdisciplinar e Intercultural (IFII), a licenciatura tem como público-alvo estudantes indígenas. Durante o evento haverá assinatura de termo de cooperação técnica entre a Ufopa e a Funai; e de parceria com o Programa de Apoio à Formação Superior e Licenciaturas Indígenas (Prolind). À tarde, o IFII promove a recepção dos calouros do Bacharelado Interdisciplinar em Ciências Ambientais, no auditório do Núcleo Tecnológico de Bioativos (NTB), também situado na Unidade Tapajós.
Na sexta-feira, 4 de abril, ocorrerá a solenidade de abertura do curso de Medicina da Ufopa, que contará com 40 calouros em sua primeira turma. O curso será ofertado em Santarém pelo Instituto de Saúde Coletiva (Isco). O evento também será realizado, a partir das 9 horas, no Auditório da Unidade Tapajós e contará com dois palestrantes: os médicos Plínio José Cavalcante Monteiro, que é professor do curso de Medicina da Universidade Federal do Amazonas (Ufam); e Salomão Georges Kahwage Neto, docente do curso de Medicina da Universidade do Estado do Pará (UEPA).
Na próxima terça-feira, 8 de abril, será a vez do curso de Agronomia de Monte Alegre que ofertou 40 vagas em sua primeira seleção. A solenidade ocorrerá, a partir das 15 horas, no auditório do Campus da Ufopa, situado na Travessa Major Francisco Mariano, bairro Cidade Alta. A aula inaugural será ministrada pelo engenheiro agrônomo e de produção Valdileis Linhares Ribeiro.
Institutos – Em Santarém, os calouros também serão recepcionados nas unidades acadêmicas onde os cursos de graduação são ofertados. Um dos destaques da programação do Instituto de Engenharia e Geociências (IEG) será uma gincana com modalidades esportivas, recreativas, culturais e acadêmicas, organizada pelos centros acadêmicos do instituto. O evento ocorrerá na tarde desta quinta-feira, dia 3, no Complexo Esportivo da Ufopa, situado na orla da Unidade Tapajós. Também haverá show musical com o professor Raoni dos Teclados e a banda “Argilas Selvagens”.
A programação do Instituto de Ciências e Tecnologia das Águas (ICTA) ocorrerá nos dias 3 e 4 de abril. No primeiro dia haverá a apresentação da equipe de gestão, dos centros acadêmicos, empresa júnior e atlética do instituto, além da distribuição do manual de calouros e sorteio de brindes. Já o segundo dia contará com a apresentação da coordenação de cada curso, tour pela Unidade Tapajós e gincana de integração.
No Instituto de Ciências da Sociedade (ICS) a recepção dos calouros dos cursos de Antropologia, Arqueologia, Direito e Economia acontecerá na quinta-feira, dia 3, na sala 327, situada no 3º andar do Bloco Modular Tapajós I. No dia 8, será a vez dos novos alunos do curso Gestão Pública e Desenvolvimento Regional.
A recepção dos calouros do Instituto de Biodiversidade e Floresta (Ibef) ocorrerá na próxima terça-feira, dia 8, no Auditório da Unidade Tapajós, com apresentação dos cursos e docentes do instituto, pela manhã; e orientações da coordenação acadêmica, à tarde. Na quarta-feira, dia 9, os novos alunos farão um tour pelos laboratórios e espaços acadêmicos do Ibef. A programação termina na sexta-feira, dia 11, com uma visita à Fazenda Experimental da Ufopa.
Além da aula inaugural do curso de Medicina no dia 4 de abril, o Instituto de Saúde Coletiva (Isco) recepcionará seus calouros a partir do dia 3, com apresentação da direção e coordenações dos cursos a partir das 9 horas no Auditório da Unidade Tapajós. Em seguida, haverá almoço do Restaurante Universitário e visitas aos espaços do Isco e ao Navio Hospital Escola Abaré.
Situado na Unidade Rondon, no bairro do Carazal, o Instituto de Ciências da Educação (Iced) também iniciará a programação de recepção dos calouros já no dia 3 com orientação acadêmica no Auditório Maestro Wilson Fonseca. Pela manhã, a partir das 8h30, a atividade é destinada aos calouros dos cursos de licenciatura em História, Geografia, Física e Química. À tarde, a partir das 14h30, será a vez dos novos alunos de Pedagogia, Ciências Biológicas e Informática Educacional; e à noite, a partir das 19 horas, dos calouros de Letras (Português e Inglês) e Matemática.
A programação continua no dia 4 de abril, pela manhã, no Auditório Wilson Fonseca, com a recepção dos calouros indígenas; e à noite, a partir das 19 horas, no Auditório da Unidade Tapajós, com a palestra “O imperativo categórico da educação diante do pragmatismo utilitarista da educação”, a ser proferida pelo professor Mário Adônis Silva.

Ascom/Ufopa