“Show In Concert”: Priscila Castro se apresenta com Camerata Arcos Amazônicos e convidados especiais

Evento musical será neste sábado, 29, no palco do Auditório Wilson Fonseca, da Ufopa)
Cantora Priscila Castro – Foto: Vanessa Barros

A cantora Priscila Castro sobe ao palco do Auditório Wilson Fonseca, na Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), neste sábado (29), às 20h, com o espetáculo “Show In Concert”. A apresentação costura, de forma inédita, a potência da música popular amazônica com os arranjos refinados, num encontro sonoro que possibilita uma nova apreciação musical, com uma formação diferenciada da banda base, enriquecida pela presença da Camerata Arcos Amazônicos.

O evento é um dos projetos contemplados pela Lei Paulo Gustavo e celebra o entrelaçar de linguagens, identidades e territórios musicais. Ao lado da Camerata, Priscila convida ao palco a cantora Ádria Góes, sua parceira de estrada, e o multi-instrumentista Andreson Dourado, responsável também pela direção musical do espetáculo.

“O In Concert é uma oportunidade de misturar o que já fazemos na música popular com a música erudita. São também as minhas vivências em escolas e cursos orquestrais, unidas à musicalidade do meu dia a dia nesses 15 anos de estrada”, destaca Priscila.

Com um repertório que passeia entre bregas, clássicos da música popular brasileira e canções amazônicas, o concerto propõe uma escuta ousada e, ao mesmo tempo, afetiva. Uma experiência que convida o público a expandir seus horizontes.

Um novo formato para ouvir a Amazônia

Mais do que um espetáculo, o Show In Concert é uma declaração de princípios. Ele afirma que a música popular pode ser apresentada com o mesmo cuidado, sofisticação e sensibilidade que se espera de uma sinfonia, ampliando a valorização da arte produzida no norte do Brasil.

“Vamos apresentar um repertório amazônico e da música brasileira com arranjos especialmente criados para a Camerata Arcos Amazônicos. A gente precisa experimentar novas formações sonoras e o In Concert é essa ousadia em forma de som”, reforça a artista.

Também, nessa ocasião, a cantora lança o clipe “Mulheres que Benzem”, com a presença da equipe responsável pela produção, outro projeto da artista também contemplado pela Lei Paulo Gustavo, que exalta o protagonismo feminino, indígena e afroamazônico no audiovisual da região.

Priscila Castro: voz do rio

Com 15 anos de trajetória, Priscila Castro é hoje um dos nomes mais relevantes da nova música amazônica. Natural de Santarém, cantora, compositora e produtora, venceu o Prêmio Amazônia de Música 2023 na categoria Melhor Álbum de Raízes Latino-Amazônicas, com o disco “A Voz do Rio”, que também dirigiu artisticamente. O álbum reúne participações de artistas emblemáticos como Banda Warilou, Jana Figarella e Ádria Góes.

Em 2020, lançou o single “Carimbó com Merengue”, composição de Jana Figarella, com clipe protagonizado por Lia Sophia e pelo grupo indígena Suraras do Tapajós, sob direção da cineasta indígena Priscila Tapajowara — obra que reafirma o compromisso da artista com narrativas ancoradas no território, na ancestralidade e no feminino.

Priscila é daquelas artistas que traduzem a Amazônia em múltiplas camadas: a que dança, a que luta, a que reinventa. Neste concerto, ela nos convida a ouvir a floresta com novos ouvidos e a aplaudir, de pé, o som que nasce das margens dos rios e ocupa, com dignidade e beleza, o centro do palco — com todo o protagonismo que a arte e a cultura amazônica merecem.

Serviço

Show In Concert – Priscila Castro
Data: 29 de março de 2025 (Sábado)
Horário: 20h
Local: Auditório Wilson Fonseca – Ufopa

Fotos: Vanessa Barros

RDN, com informações da assessoria

Deixe uma resposta