Semana Santa: Feira do Pescado terá sete pontos de vendas em Santarém

Na edição deste ano, são estimadas aproximadamente 25 toneladas de pescado para comercialização. Confira os locais de venda
Reprodução

Na quarta-feira, 26, ocorreu no prédio da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca (Semap), uma reunião envolvendo representantes de várias instituições públicas que trabalharão de maneira integrada na Feira do Pescado 2025, evento já tradicional na Semana Santa. A novidade para este ano em relação às edições passadas é que a feira terá quatro dias de programação – 16, 17, 18 e 19 de abril. O evento busca garantir o abastecimento e o equilíbrio do valor do produto durante o período de maior consumo do pescado.

Por conta da Semana Santa, cresce a busca por peixes na região e para atender a grande demanda da população, facilitando o acesso do consumidor ao pescado, sete locais estratégicos para vendas em Santarém estarão disponíveis, no horário das 7h às 18h. Veja quais são:

·         Parque da Cidade

·         Feira da Cohab

·         Mercado Nova República (Praça Tancredo Neves)

·         Porto dos Milagres (Orla do Porto dos Milagres, no início da Rua Uruará, bairro Uruará)

·         Primeira rotatória da Rodovia Fernando Guilhon (sentido centro bairro)

·         Residencial Salvação

·         Rodovia Everaldo Martins Km 19 – Comunidade São Pedro

A expectativa é comercializar aproximadamente 25 toneladas de pescado de diferentes espécies como: Tambaqui, Tabatinga, Tilápia, Panga, Pirapitinga, Matrinxã, Piau e Pirarucu, todos provenientes de piscicultores locais. O produto estará disponível aos clientes a partir de R$ 18,00, conforme tamanho e espécie.

“A nossa expectativa é que consigamos vender todo o nosso pescado, já que é um período muito esperado por piscicultores que ficam ansiosos pela data religiosa, pois as vendas multiplicam,” argumentou a produtora, Alessandro Nascimento.

Além desses locais estratégicos, a venda do pescado também será realizada nas tradicionais feiras e mercados de Santarém.

A Feira do Pescado permitirá a ampliação da oferta do produto em Santarém, conforme ressaltou o secretário da Semap, Bruno Costa.

“A Prefeitura de Santarém, o Governo do Estado e demais parceiros estão empenhados para realizar mais uma edição da Feira do Pescado. Evento muito esperado pela classe pesqueira e que melhora muito a economia local, estimula a produção do pescado no município, na região, e fomenta a cadeia produtiva’, disse Costa.

Para garantir segurança sanitária e, principalmente, sucesso do evento, fiscais da Semap, Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), Secretaria Municipal de Urbanismo e Serviços Públicos (Semurb), Secretaria de Trânsito (SMT), além da Vigilância Sanitária e Polícia Militar, estarão atuando nos dias de programação.

Por meio de fiscalização as instituições buscam orientar os vendedores principalmente sobre o armazenamento correto do pescado, procedência, documentação necessária do produto e obstrução de vias.

A Divisão Especializada de Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde (Semsa) vai promover ao longo do mês de abril curso gratuito de manipulação de pescado, que tem como público-alvo o setor pesqueiro, principalmente os tratadores de peixe. A iniciativa é fundamental para assegurar que os consumidores tenham acesso a produtos de qualidade e que atendam às normas sanitárias.

A Feira é uma realização do Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap) em parceria com a Prefeitura de Santarém, através da Secretaria de Agricultura e Pesca (Semap) e Coordenadoria Municipal de Incentivo à Produção Familiar (Ciprof), via Núcleo da Pesca, além de piscicultores, dentre outros parceiros da esfera municipal e estadual.

Ascom PMS

Deixe uma resposta