Treinamento multiprofissional reforça práticas e estratégias na assistência aos pacientes do HMS e UPA 24h

Atuação integrada reduz riscos assistenciais e oferece um cuidado mais seguro.
Foto: Ascom HMS

Com o tema Atuação Segura: O papel da assistência na prevenção de erros foi encerrou hoje, segunda-feira, 24, o treinamento multiprofissional destinado aos servidores do Hospital Municipal de Santarém Dr. Alberto Tolentino Sotelo (HMS) e da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas. O evento aconteceu no auditório do Centro Municipal de Informação e Educação Ambiental (CIAM).

A capacitação foi promovida pelo setor de Qualidade e Segurança do Paciente do HMS, em parceria com a direção da unidade, e teve como facilitador o enfermeiro Roosevelt do Vale, especialista em Experiência do Paciente e Avaliador da Organização Nacional de Acreditação (ONA). O objetivo da capacitação foi reforçar boas práticas e estratégias que garantam maior segurança e qualidade na assistência aos pacientes.

Durante os dois dias de treinamento, que foram divididos estrategicamente para atender as equipes de plantões ímpares e pares, Roosevelt do Vale abordou temas fundamentais como comunicação eficaz entre profissionais, cirurgia segura, prevenção de quedas e higienização correta das mãos, seguindo rigorosamente os protocolos internacionais de segurança do paciente.

Segundo Roosevelt do Vale, “a atuação multiprofissional é fundamental para reduzir riscos assistenciais e oferecer um cuidado mais seguro. Cada colaborador, independentemente da sua função, desempenha um papel crucial na prevenção de erros. Eventos como este promovem integração e fortalecem a cultura de segurança no ambiente hospitalar”.

Para a coordenadora do setor de Qualidade e Segurança do Paciente do Hospital Municipal, Melany Maurer, a capacitação foi um marco importante.

“O treinamento trouxe uma visão abrangente sobre as boas práticas em segurança do paciente, promovendo um diálogo aberto sobre os desafios diários das equipes. A adesão significativa mostra o comprometimento dos profissionais em melhorar continuamente nossos processos e garantir um atendimento mais seguro e qualificado aos pacientes”, destacou.

O treinamento contou com ampla participação dos colaboradores , além da presença do  diretor do HMS, Risonilson Abreu, o diretor administrativo, Alexandre Ribas, o secretário municipal de saúde, Everaldo Martins Filho, a diretora de Serviços Assistenciais, Joyce Nobre, o diretor da UPA, Rodolfo Sousa, e coordenadores das duas unidades.

Ascom PMS

Deixe uma resposta