Itens farão parte do cardápio da alimentação, ofertada em escolas de tempo integral da rede municipal de ensino.

Como parte do processo da Chamada Pública 001/2025, o Núcleo Técnico de Alimentação Escolar (NAE), da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou, nesta quinta-feira, 20, uma degustação de amostras de produtos oriundos da agricultura familiar.
Açaí, sucos de frutas, farinha de tapioca e farinha amarela, tapioquinha recheada com ovo e escondidinho de macaxeira compuseram a mesa, montada para apresentar os itens que farão parte da alimentação escolar dos estudantes da escolas de tempo integral.

Participaram do momento festivo, o prefeito de Santarém Zé Maria Tapajós, a secretária municipal de Educação, Maria José Maia, equipes de setores da Semed, representantes do Conselho de Alimentação Escolar – CAE e estudantes de escolas da rede municipal e estadual.
Sobre o momento de degustação, o prefeito ressaltou a alegria em poder acompanhar o processo de perto.
“A aquisição desses alimentos gera uma dupla satisfação, primeiro para as crianças, que receberão alimentos saudáveis, e, também, aos produtores e produtoras da região, pelas vendas que são feitas para a Semed”, pontuou o prefeito.

Todos os alimentos ofertados na degustação passam pela Comissão de Análise, integrada por servidores do NAE/SEMED, além de membros do CAE e também um técnico da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca (Semap).
“São quase 1000 alunos que fazem quatro refeições nas escolas, e é importantíssimo que esses estudantes recebam uma alimentação de qualidade. A matéria-prima dos produtos que serão servidos veio de fornecedores da região e nós transformamos em pratos, que por necessitarem de uma regulação higiênico-sanitária precisam ser avaliados. Nós temos como meta do governo excluir 100% dos alimentos processados da alimentação escolar e estamos no caminho, esse momento, a amostra desses produtos saudáveis e naturais são prova disso”, explicou a coordenadora do NAE, Vanda Maia.

A análise da amostras é uma das últimas fases da Chamada Pública para aquisição da alimentação escolar. A partir da degustação, ocorre a emissão dos laudos de aprovação dos produtos, para posterior encaminhamento para o setor de licitação, que finaliza o processo.
Ascom PMS