Direção do Hospital Municipal participa de reunião para discutir planejamento de emergência aeroportuária

O encontro visou discutir e aprimorar os exercícios simulados de resposta a emergências aeroportuárias.
Foto: Ascom HMS

A direção do Hospital Municipal de Santarém Dr. Alberto Tolentino Sotelo (HMS) participou, nesta quinta-feira, 20, de uma reunião realizada no auditório do Aeroporto Internacional de Santarém Maestro Wilson Fonseca. O encontro teve como objetivo discutir e aprimorar os exercícios simulados de resposta a emergências aeroportuárias, seguindo as diretrizes do Regulamento Brasileiro da Aviação Civil (RBAC) nº 153, da Agência Nacional da Aviação Civil (ANAC).

Participaram do encontro representantes da Polícia Federal, Receita Federal, Corpo de Bombeiros, Direção do HMS e profissionais do aeroporto. Durante a reunião, foram debatidos planos de contingência, protocolos de atendimento e estratégias de integração operacional entre equipes internas e externas.

Ao abrir a reunião, o diretor do aeroporto, Lucival Guerreiro, explicou que encontros como este serão realizados trimestralmente para alinhar os recursos que atuarão durante possíveis emergências aeroportuárias.

“Neste trimestre, a previsão é fazer o acionamento dos recursos internos e externos. Assim, ficamos preparados para qualquer evento, independente da hora do dia, com cada equipe já sabendo exatamente sua função em caso de emergência”, afirmou.

O diretor do HMS, Risonilson Abreu, reforçou a importância da participação conjunta dos órgãos municipais. Segundo ele, encontros regulares garantem maior eficácia na resposta a emergências médicas no aeroporto.

“Esse momento é importante para alinhar a atuação conjunta. Em caso de emergência médica no aeroporto, cada instituição precisa estar preparada para agir rapidamente e atender com eficiência os usuários”, destacou.

O Sargento Samuel Tapajós do 4º Grupamento de Bombeiro Militar de Santarém (4º GBM) informou que a proximidade da COP 30 torna ainda mais relevantes as atividades de treinamento e cooperação entre as equipes.

“Estamos nos preparando também para a COP, com vários órgãos envolvidos. Esse contato com as equipes aeroportuárias, vendo materiais e viaturas necessárias, garante nossa prática constante e eficiência nas ações emergenciais. Esse contato com a AENA é muito bom, até porque o Corpo de Bombeiros já fez parte da AENA, já trabalhou em relação a simulações de acidentes, até para ver os materiais que vão ser utilizados no momento em relação às viaturas, para apoio também, isso é muito bom também para manter a prática também do efetivo e sempre quando há essas situações, nós somos sempre acionados, nós temos sempre que estar pronto para qualquer vento e estamos a par disso”, explicou.

Além do diretor do HMS, Risonilson Abreu, também participaram do encontro o diretor administrativo, Alexandre Ribas, a gerente do HMS, Jacqueline Corrêa, a diretora de Serviços Administrativos, Joyce Nobre, e a gerente do Pronto Socorro Municipal, Elcicleia Alvarenga.

Ascom PMS

Deixe uma resposta