A mobilização do setor contou com a parceria de parlamentares, como o apoio de Henderson Pinto que articulou e participou de encontros importantes.

“Não vai ter mais taxa para o agro do Pará”, comemorou o deputado federal Henderson Pinto, logo após o governador Helder Barbalho e a vice, Hana Ghassan, anunciarem na noite desta terça-feira, 25, que o estado não adotará mais a contribuição sobre exportação agrícola que entraria em vigor em março. A medida atende a pedidos do setor produtivo que alegavam problemas nas últimas safras, devido à falta de chuvas e baixa comercialização.
A mobilização do setor contou com a parceria de parlamentares, como o apoio de Henderson Pinto que articulou e participou de encontros importantes. A reunião decisiva ocorreu nesta segunda-feira, 24, em Santarém, com a participação da vice-governadora, Hana, e o Sindicato Rural de Santarém (Sirsan).
No final de janeiro, Henderson Pinto também reuniu com o governador Helder Barbalho e produtores rurais de várias regiões do Estado para debater a pauta. O encontro foi realizado no Palácio dos Despachos, em Belém.
O projeto de lei que trata da revogação da taxa será enviado ainda hoje à Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa). Henderson Pinto enfatizou a importância do diálogo com o setor produtivo, governo do estado, prefeituras e sindicatos.
“Uma grande conquista! Desde o início abraçamos a causa e fomos a luta, dialogando, debatendo, e mostrando para o governo a necessidade de revogação da taxa, a fim de não só atender, mas também de fortalecer ainda mais o setor, que tem grande importância para o nosso Pará”, disse.
Em janeiro, o governo do Pará estabeleceu a criação de um Grupo de Trabalho (GT) para tratar da pauta e analisar o tema de forma técnica, considerando os dados econômicos e alternativas potenciais que defendam a manutenção da competitividade e do desenvolvimento do agronegócio paraense. A vice, Hana, percorreu várias regiões do estado para conversar com o setor produtivo.
“Agradeço o empenho da nossa vice, que nos ouviu e entendeu a necessidade de continuar fortalecendo o setor. E isso é o que nós precisamos nesse momento; continuar apoiando os produtores rurais”, finaliza Henderson Pinto.
Da assessoria