A nova estrutura sustentável vai ampliar a atuação da Semas na região

O governador do Pará, Helder Barbalho, assinou nesta segunda-feira (24) em Santarém, a ordem de serviço para a construção do Centro Integrado de Meio Ambiente e Desenvolvimento da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas). A nova estrutura sustentável, que contará com sistemas de captação de água da da chuva e de energia solar, vai ampliar a atuação da Semas na região, aproximando ainda mais as políticas públicas de desenvolvimento sustentável da população.
Com investimentos de mais de R$ 9,2 milhões, o Centro vai ampliar a atuação da Semas na região. A área total é de 1.552,17m² e a construção integra o projeto “Combate ao Desmatamento no Estado do Pará”, mais conhecido como Projeto KfW-Estruturante, fruto de uma cooperação firmada entre o Estado do Pará e o Banco de Desenvolvimento Alemão KfW.

O Cimad Santarém é o primeiro de cinco Centros vão garantir à população o acesso facilitado a serviços de licenciamento ambiental, cadastro ambiental rural, regularização ambiental, além do cadastro para programas de políticas públicas de desenvolvimento sustentável e apoio à gestão de Unidades de Conservação Estadual.
O governador Helder Barbalho destacou que a assinatura reforça o compromisso do estado com o meio ambiente.

“Cumprimentar todo o time da secretaria de Meio Ambiente do Estado por este importante início de obras, são mais de R$ 9 milhões de investimentos que é fruto de uma parceria do Estado com o banco alemão KfW, que vai permitir que nos possamos fazer aqui um grande centro que é meio ambiente, regularização fundiária, é assistência técnica… Tudo estará nesse complexo de produção sustentável aqui em Santarém e igual a este nós vamos fazer também em Redenção, Altamira, Marabá e Paragominas, portanto são cinco centros iguais a este e o primeiro aqui em Santarém com as obras já iniciando a partir de hoje, portanto que essa estrutura possa ficar logo pronta e que isso estimule cada vez mais o desenvolvimento sustentável da região”, destacou o governador.
Raul Protázio Romão, secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, destacou que o Cimad reforça a presença do Estado. “O Cimad Santarém é a ampliação da atuação da Semas no Baixo Amazonas. São os serviços de regularização ambiental e as políticas de desenvolvimento sustentável que chegam para mais próximo da população, beneficiando quem vive aqui. Esse sem dúvida é mais uma avanço para a gestão ambiental do estado, que além da redução do desmatamento, também traz uma infraestrutura sustentável”, explicou.