Deputado João Pingarilho cobra a pavimentação da Transamazônica

O deputado João Pingarilho (Podemos) solicitou um planejamento conjunto entre o governo estadual e o governo federal visando pavimentar os trechos ainda não asfaltados da rodovia.
João Pingarilho e deputado Chicão – presidente da Alepa (MDB)

A atual situação da Transamazônica (BR 230), principalmente neste período chuvoso, foi pautada na Assembleia Legislativa do Pará (Alepa), nesta terça-feira (25/02). O deputado João Pingarilho (Podemos) solicitou um planejamento conjunto entre o governo estadual e o governo federal visando pavimentar os trechos ainda não asfaltados da rodovia.

A BR 230, entre os municípios de Uruará e Medicilândia, tem 105 quilômetros sem asfalto, assim como há trechos entre os municípios de Placas e Rurópolis e ainda o perímetro até o distrito de Miritituba, em Itaituba, com aproximadamente 35 quilômetros, que precisam receber pavimentação.

Em seu pronunciamento, o parlamentar destacou o trabalho que o governo do Pará tem executado nesta região, citando a recente entrega da pavimentação asfáltica da TransUruará (PA 370), e que assim poderá colaborar junto à esfera federal.

“O Governo do Estado tem feito o seu papel, mas o Governo Federal não tem dado a devida atenção para a infraestrutura e pavimentação dessa região. Então, eu peço que o Executivo faça essa interlocução com o Governo Federal, e possa sensibilizá-lo sobre a grande importância do asfaltamento da BR 230, que é uma conexão com a população do Mato Grosso (MT), de Itaituba e Santarém, além do ganho logístico para escoamento da produção. É uma solicitação, que neste momento, o parlamento estadual, o poder Executivo e o Federal unam forças pelo asfaltamento da BR 230, e ainda a pavimentação do trecho que se une com a BR 163, entre Rurópolis e Miritituba”.

Os trechos com estrada de chão são um atraso logístico para escoamento da produção de pequenos e grandes produtores, dificulta o acesso dos moradores dos municípios localizados ao longo das rodovias e engessa a cadeia logística, já que seguindo os padrões de qualidade, alguns produtos só podem ser transportados por estrada pavimentada.

Keliane Sousa/Assessoria do Deputado

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