Músicos prometem agitar a programação carnavalesca entre os dias 1º a 4 de março, na orla da vila.

Uma marca da folia proporcionada pelo Circuito Tapajônico de Carnaval em 2025 é o resgate de tradições. Em Alter do Chão, uma das atrações será a Banda 29 de Junho, o conjunto musical mais antigo de Santarém e região, ainda em atividade. Com 107 anos de existência, os músicos prometem agitar a programação carnavalesca entre os dias 1º a 4 de março, na orla da vila, às 16h45, com muita marchinha, samba e frevo no repertório.

O retorno foi uma articulação da Secretaria Municipal de Cultura, em parceria com o Conselho Comunitário de Alter do Chão.
“Vamos fazer um arrastão do Centro do Mestre de Carimbó Chico Malta até a Praça 7 de Setembro, que era um cortejo que a banda fazia em antigos carnavais e faz sempre na época do círio em Alter do Chão. Esperamos que a tradição permaneça, que os turistas gostem e que o povo de Santarém e o povo Borari goste. Que possamos estar presente também em carnavais vindouros”, ressalta Jarlio Lobato, um dos integrantes.
História
Tudo começou em setembro de 1918, quando o professor Juvêncio Morais de Navarro Filho expressou seu desejo em montar uma escola de música em Alter do Chão. Com o apoio de moradores da vila, o sonho começou a virar realidade a partir da aquisição de instrumentos musicais usados, mas que estivessem em boas condições. Não faltaram interessados em se matricular.

Após 5 anos, em 1923, o professor Navarro mudou-se de Alter, mas deixou plantada uma semente que ainda rende frutos. A paixão pela música foi transmitida de geração em geração até os dias atuais. Outros grupos musicais se formaram, mas nenhum com a longevidade da Banda 29 de junho.

José Alfredo Branco é o mais antigo em atividade do conjunto. Autodidata, o músico tem 76 anos, dos quais 50 ele dedicou à arte musical.

“A gente mantém essa turma para tocar quando é necessário, principalmente, nos festejos da vila. A música já me levou a diversas cidades e tenho muito orgulho de participar da banda”, destaca Alfredo.

O gosto pela música vai se perpetuando na família. Um filho e um neto fazem parte da formação da banda e seguem a tradição. Alessandro Branco, neto do seu Alfredo começou a tocar por meio de uma brincadeira. Ele resolveu homenagear o avô em um aniversário tocando o famoso parabéns para você no saxofone.

“Comecei a tocar para fazer uma surpresa a ele. Cheguei, toquei e desde então sigo tocando. É importante dar seguimento na banda para as futuras gerações e vamos com esta missão”, conclui Alessandro.
Circuito Tapajônico de Carnaval
Os eventos iniciaram com as batalhas de confetes no último dia 23 de fevereiro e culminarão nos dias 01, 02, 03 e 04 de março de 2025 com a participação da população em geral área urbana de Santarém, na vila de Alter do Chão e comunidades ribeirinhas, onde acontecerão as principais atrações do carnaval.
A folia em Santarém passa a se chamar Circuito Tapajônico de Carnaval como uma forma de incluir as diversas manifestações que, tradicionalmente, acontecem nos bairros e comunidades durante o carnaval. Serão 30 blocos em Santarém e 10 em Alter do Chão. A atração principal será a banda Amazon Beach, que se apresentará no domingo – em Alter – e na segunda-feira em Santarém.
A proposta para 2025 é valorizar tradições, fomentando a economia local, incentivando a inclusão, o pertencimento comunitário, oferecendo experiências de entretenimento e lazer de forma segura, sustentável e acessível. Pela primeira vez, blocos tradicionais que desfilavam de forma independente nos bairros entram na programação oficial.
Programação de Carnaval 2025: https://transparencia.santarem.pa.gov.br/mural/outros/programacao-circuito-tapajonico-de-carnaval-mbXKTk
Ascom PMS