Com inscrições gratuitas, o evento vai debater medidas voltadas à redução de emissões de gases de efeito estufa no setor agropecuário

O município de Santarém, no Oeste do Pará, é o último polo regional a receber a oficina de implementação da 1ª Fase do Plano ABC+ Pará, no próximo dia 25 (terça-feira). A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), coordenadora do Plano Estadual, faz um chamado para que representantes dos setores público, da sociedade civil, agricultores e pesquisadores se inscrevam para participar gratuitamente.
O objetivo do Plano ABC+ é reduzir as emissões de gases de efeito estufa (GEE) no setor agropecuário, por meio de práticas agrícolas sustentáveis. O Programa faz parte de uma política do Governo Federal e, para a implantação, devem ser criados planos estaduais que atendam às especificidades e metas regionais. Por isso, a Sedap vem realizando as oficinas nos polos regionais do Pará.

Na oficina, a programação é voltada para levantar aptidões das regiões com relação aos sistemas produtivos, sensibilizar agentes sobre a importância de implementar o Plano ABC+, realizar palestras com especialistas, mediar debate público e promover dinâmica para identificar pontos mais importantes para análise. Os polos regionais que já receberam as oficinas são Paragominas, Redenção, Altamira, Marabá e Belém.
Na terça-feira (18), a Sedap reuniu a equipe técnica da Diretoria Agropecuária. Segundo o coordenador do Comitê Gestor Estadual (CGE) do Plano ABC+, Tiago Catuxo, a meta é fortalecer internamente as ações de implementação do Plano. “O objetivo foi apresentar a importância do Programa, os passos que já foram dados, o que ainda precisa fazer e pedir apoio para toda a equipe da Diretoria para participação dentro do Programa, uma vez que o ABC mexe com toda a estrutura da Secretaria”, informa o coordenador.

Próxima fase – Segundo o engenheiro agrônomo da Sedap, Ítalo Sampaio, “a etapa seguinte é, por meio dessas informações que foram coletadas nas regiões do Pará, fazer o diagnóstico e implementar um plano de ação tendo como base as características de cada região, com diretrizes para a implementação do Plano Estadual”.
O evento é voltado a produtores rurais, membros de cooperativas agrícolas, associações, federações, populações tradicionais, Organizações Não Governamentais (ONGs), corporações agrícolas, instituições financeiras, empresas privadas, pesquisadores representantes de outros segmentos.
Serviço: Oficina de implementação da 1ª Fase do Plano ABC+ Pará. Dia 25 de fevereiro de 2025 (terça-feira), às 8h30, no Centro Regional do Governo do Estado do Pará, na Travessa 15 de Agosto, nº 120, em Santarém.
Link para inscrição: https://forms.gle/zqbhqGbxkbQUuLTa6
Agência Pará