Governo do Estado melhora saúde pública de Monte Alegre com reconstrução de Hospital Municipal

Reforma e ampliação da unidade hospitalar foi a primeira intervenção feita pelo governo estadual nos últimos 60 anos

O medo de voltar para casa sem atendimento médico após enfrentar duas horas de viagem de ônibus, durante a madrugada, deu lugar a um sorriso largo no rosto de Leiliane Oliveira de Souza, que sofre de reumatismo. A dona de casa, de 40 anos, chegou ao Hospital Municipal de Monte Alegre em crise e foi atendida com rapidez e excelência em todos os setores por onde passou. 

“Estava sentindo dores nas pernas e quando o tempo esfria durante a noite, sinto como se os meus ossos estivessem esmagando. É a primeira vez que volto aqui depois da reforma e estou surpresa com a mudança total no Hospital. Aqui tudo está melhor; o atendimento, as salas, o acesso à medicação”, conta a moradora da comunidade Centro Grande, distante cerca de 50 quilômetros da cidade monte-alegrense, na Região de Integração do Baixo Amazonas. 

O Hospital Municipal Dr. Edward Cattete Pinheiro, foi entregue totalmente reformado e com novos equipamentos, em dezembro de 2024, com obra executada a partir de um convênio entre a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) e a prefeitura. Referência em média e alta complexidade na região, o local atende especialidades de clínica geral e pediatria.

Jaci Caires, auxiliar de enfermagem, de 59 anos, levou os netos para atendimento médico e ficou encantada com a estrutura do novo hospital e os serviços disponíveis gratuitamente à população. “Eu percebi que está tudo bom, tudo maravilhoso. Fui bem atendida, meus netos foram examinados e medicados com todo o carinho do mundo e sem demora alguma. Nem parece que estamos num hospital de tão bonito que é. A estrutura daqui é excelente e todos os ambientes são bem iluminados”, pontua. 

A reconstrução do hospital permitiu a ampliação em serviços como diagnóstico por imagem, fisioterapia, hemoterapia, laboratório clínico, além de um espaço destinado exclusivamente para o atendimento de urgência e emergência. A Unidade de Saúde também foi equipada com novas mesas e equipamentos cirúrgicos, centrais de ar-condicionado, monitores multiparâmetros, respirador, novas poltronas para acompanhantes. Cenário bem diferente do que Edineusa da Costa conheceu. 

“Era uma demora para ser atendida aqui, faltava médico, medicamento e não tinha equipamento para fazer exames simples. Agora já tem equipamento de qualidade, e a gente não precisa mais ter que ir em outro local ou esperar dias para conseguir uma ficha”, destaca a lavradora, de 40 anos, que conseguiu atendimento com o pneumologista para a filha de 11 anos.

A diretora-geral do hospital, Nayara Bessa, destaca que a reconstrução do espaço representa a primeira reforma feita na unidade hospitalar desde a fundação, há mais de 60 anos. “Nós trabalhávamos em um local insalubre, e agora tá tudo moderno, com mais consultórios, mais médicos e medicamentos, e a gente pode finalmente se orgulhar de trabalhar em um local adequado, confortável e moderno pra poder oferecer o melhor atendimento à população de Monte Alegre, Prainha e Santarém, além de outras cidades da Calha Norte”, disse Nayara.

Agência Pará

Deixe uma resposta