Prefeitura realiza bloquinho da adoção com mais de 20 pets disponíveis

Para adotar, é necessário ter no mínimo 18 anos e comparecer com RG e CPF no setor da Vigilância Animal
Foto: Ronaldo Ferreira

“Bloquinho da adoção” é o nome da campanha iniciada na manhã desta quarta-feira, 19, pela Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). A iniciativa visa incentivar a adoção responsável de cães e gatos resgatados. A ação inclui um ensaio fotográfico temático de carnaval, chamando a atenção do público para os animais disponíveis. No total, 12 cães e 10 gatos estão à espera de um novo lar, todos castrados, vacinados e vermifugados.

12 cães e 10 gatos estão à espera de um novo lar. Foto: Ronaldo Ferreira.
12 cães e 10 gatos estão à espera de um novo lar. Foto: Ronaldo Ferreira.

Para adotar um pet, é necessário ter no mínimo 18 anos, apresentar RG e CPF. Interessados, devem comparecer ao Núcleo Técnico de Vigilância em Saúde (NTVS), localizado na Avenida Moaçara, nº 735, bairro Floresta, próximo ao Residencial Moaçara. O órgão funciona de segunda à sexta, das 8h às 16h.

A coordenadora da Divisão Especializada do Centro de Controle de Zoonoses (DECZ), Rose Grace Brito, explica que a campanha busca aliviar a superlotação do centro e garantir um lar responsável para os animais resgatados. 

Para adotar um PET é necessário ter no mínimo 18 anos. Foto: Ronaldo Ferreira.
Para adotar um PET é necessário ter no mínimo 18 anos. Foto: Ronaldo Ferreira.

“A unidade não é um abrigo municipal, mas um centro de controle de zoonoses. Além disso, o espaço não foi projetado para manter os animais por longos períodos, tornando essencial a promoção de ações que incentivem a adoção“.

O Centro de Controle de Zoonoses tem um papel fundamental na prevenção de doenças como raiva, leptospirose, toxoplasmose, histoplasmose e leishmaniose, o que reforça a necessidade de que os animais resgatados encontrem lares o mais rápido possível. Para incentivar a adoção, a Vigilância Animal garante benefícios, como pontua a coordenadora: “Garantimos castração gratuita, vacinação antirrábica e vermifugação. Caso o animal seja muito jovem para algum desses procedimentos, o tutor recebe um documento que garante a realização dos cuidados na idade adequada”.

Animais para adoção são castrados. Foto: Ronaldo Ferreira.
Animais para adoção são castrados, vacinados e vermifugados. Foto: Ronaldo Ferreira.

Rose Brito destacou que a adoção de gatos ainda é um desafio, pois os cães costumam ser mais procurados. “A rotatividade dos cachorros é maior, enquanto os gatos demoram mais tempo para serem adotados. A campanha Bloquinho da Adoção oferece a oportunidade de dar um novo lar a um amigo de quatro patas.”

Ascom PMS

Deixe uma resposta