Destak inicia levantamento para eleições de 2026 na região oeste do Pará; pesquisa começa hoje por Santarém terceiro colégio eleitoral do Estado

A partir desta quarta (19), 20 coletores estarão espalhados em toda a extensão da região onde serão feitas 1.200 coletas em diversos municípios
Reprodução: Destak

A empresa Destak Publicidade e Marketing, consolidada como uma das líderes em pesquisas eleitorais no Pará, inicia nesta quarta-feira (19), os primeiros levantamentos para as eleições gerais de 2026. Após uma impressionante taxa de 100% de acertos nas eleições de 2022 e nas municipais de 2024, a Destak expande seu foco e começa a mapear as tendências de voto no estado, iniciando os trabalhos pela Assembleia Legislativa do Pará (Alepa) e Câmara dos Deputados.

A coleta de dados começará em Santarém, terceiro maior colégio eleitoral do estado. Agora, a Destak ampliará sua análise para governador, senador, presidente, deputado estadual e deputado federal, além de avaliar o desempenho dos prefeitos eleitos em outubro passado.

A Destak tem um histórico consolidado de precisão em suas pesquisas eleitorais. Em 2022, a última pesquisa divulgada às vésperas da eleição de 2 de outubro acertou a vitória da candidata Maria do Carmo para a Alepa e de Henderson Pinto para a Câmara dos Deputados.

Também previu o crescimento de Celsa Brito e JK do Povão, além de projetar as vitórias de Wescley Tomaz e Eraldo Pimenta e Ângelo Ferrari, para deputados estaduais, e José Priante, Junior Ferrari, Airton Faleiro, entre outros nomes, que tiveram votação expressiva na região Oeste do Pará.

Nas disputas para o governo do Pará, a Destak não errou nenhuma projeção. Desde o primeiro levantamento até a última pesquisa, a empresa apontou a vitória do atual governador no primeiro turno com larga vantagem sobre o segundo colocado. As pesquisas também indicaram o alto índice de aprovação de Helder Barbalho, comprovado pelo resultado nas urnas. Em 2022 a Destak se consolidou como a campeã de acertos no Pará.

O sucesso dos levantamentos se deve ao trabalho rigoroso dos coletores, estatísticos e equipe de apoio, que garantiram a transparência e a confiabilidade dos dados obtidos.

Agora, a Destak direciona seu trabalho para aferir as intenções de voto nas eleições gerais de 2026. No cenário para o governo do Pará, os eleitores serão consultados sobre os nomes até agora apresentados para a disputa: a vice-governadora Hanna Ghassan, o prefeito de Ananindeua Dr. Daniel, o ex-governador Simão Jatene, o senador Beto Faro, e o deputado federal Eder Mauro.

Ao senado nomes como Helder Barbalho, deputado Chição, o atual ministro Celso Sabino, Joaquim Passarinho e do próprio Zequinha Marinho que deve tentar a reeleição.

A empresa avaliará ainda os nomes mais citados para deputado estadual e deputado federal, buscando compreender as tendências do eleitorado para os próximos anos.

De Santarém, alguns nomes serão avaliados para as disputas na Alepa e Câmara dos Deputados.

Henderson Pinto é declarado candidato à reeleição. Quem também pode pintar nessa disputa é o ex-deputado federal Chapadinha. O deputado federal Airton Faleiro também vem para reeleição. E Junior Ferrari que é um dos deputados que sempre aparece como um dos, mais bem votado no Oeste do Pará. Além do nome da deputada Renilce Nicodemos, Dra Alessandra Haber e do Ministro Jader Filho. Thiago Maciel, (vereador de Itaituba).

O vereador bolsonarista Malaquias também se movimenta para ter o nome lançado para federal em 2026. Os nomes do publicitário, e blogueiro Xarope do Povo e da ex-vereadora e empresária Adriana Almeida também sãos cogitados.

Para a Alepa, Maria do Carmo e João Pingarilho são nomes confirmados na disputa para a reeleição. Outros que também serão focos das coletas, sãos os deputados Eraldo Pimenta, Wescley Tomaz, Cilene Couto, Josué Paiva, Ângelo Ferrari, e o ex-deputado Hilton Aguiar que também se movimenta. Outro nome que teve crescimento na disputa das últimas eleições municipais foi do emedebista Torrinho Torres.

Nomes como do ex-prefeito de Santarém Nélio Aguiar, JK do Povão, e Junior Tapajós também estarão no páreo.

Nomes cogitados na região Oeste do Pará, também serão aferidos pela Destak. Entre Eles: Diego Batista (filho da prefeita de Juruti), Gilsinho Brandão (ex-prefeito de Uruará), Dielly Silva (esposa do prefeito de Alenquer, Tom Silva), Berg Campos (ex-prefeito de Porto de Moz), Thais Nascimento (vice-prefeita de Altamira), Renata Fonseca (esposa do prefeito de Oriximiná, delegado Fonseca), Adriene Hage, irmã do prefeito de Monte Alegre Junior Hage.

Depois de Santarém, a Destak ampliará sua pesquisa para diversos municípios do Pará, incluindo Alenquer, Almeirim, Aveiro, Belterra, Brasil Novo, Curuá, Faro, Itaituba, Jacareacanga, Juruti, Medicilândia, Mojuí dos Campos, Monte Alegre, Novo Progresso, Óbidos, Oriximiná, Placas, Prainha, Rurópolis, Santarém, Terra Santa, Trairão e Uruará, além de Altamira, Vitória do Xingu, Senador José Porfírio e Porto de Moz.

Com a credibilidade consolidada e um histórico de acertos, a Destak segue como uma das principais referências em pesquisas eleitorais no Pará, fornecendo dados precisos para análise política.

A Destak está com 20 coletores que irão coletar 1.200 entrevistas em toda extensão dos 28 municípios do Oeste do Pará, que inclui as regiões do Tapajós, do baixo e médio amazonas, transamazônica e Santarém-Cuiabá e Xingu.

Fonte e fotos: Destak Publicidade

Deixe uma resposta