Exposição conta com elementos que foram recriados por artesãos que fizeram parte das escolas de samba.

Como parte da programação de carnaval em Santarém, o Centro Cultural João Fona promove a exposição Memórias do Carnaval em Santarém. Partindo das memórias sobre os antigos carnavais, o projeto tem como objetivo proporcionar aos visitantes um resgate cultural e histórico. A exposição conta com adereços, fantasias e elementos que foram recriados por artesãos e pessoas que fizeram parte desse período marcado pelas escolas de samba no carnaval da cidade. Até o dia 18 de março, das 8h às 18h, a exposição ficará disponível para visitação do público.

Segundo o coordenador do Centro Cultural João Fona, Anderson Pereira, a atração deve reunir gerações, entre quem viveu aquela época e quem tem curiosidade de saber como era o carnaval de antigamente.
“É um desafio gratificante porque estamos trabalhando com a memória. A cada momento de pesquisa e da construção das ideias o projeto foi tocando no coração das pessoas que se envolveram e, principalmente, daquelas que estiveram presentes nestes momentos importantes do carnaval em Santarém. A ideia é fazer esse reencontro entre o passado e o presente para perpetuar a tradição do carnaval”.
A atração principal é uma réplica de um carro alegórico, tendo como referências os carros alegóricos das primeiras agremiações carnavalescas. Essa instalação trará elementos e cores que remetem aos antigos carnavais, com uma decoração que levará o público visitante às memórias dos majestosos desfiles.

O público poderá interagir com a obra, para tirar fotos e registrar mais um momento saudoso que a instalação vai proporcionar. A obra, fruto da parceria entre Laurimar Leal e Renato Sussuarana, retrata o icônico enredo da Escola Ases do Samba de 1976. Através da memória e do talento, a arte saiu das fotografias e mais uma vez virou realidade.
“Aquele foi um dos primeiros carnavais realizados na Avenida Barão do Rio Branco, que tanto marcou a história dos carnavais. O carnaval de enredo, infelizmente acabou, mas temos a oportunidade de recontar um pouco de como era esse carnaval em Santarém e do quanto ele foi importante para a cultura, para os artesãos e artistas em geral”, destaca Renato Sussuarana.
Para o artista plástico Maelson Rocha, que trabalha há mais de 30 anos com carnaval, a exposição trouxe boas lembranças, dos grandes bailes e desfiles que ajudou a ornamentar.

“Costumo dizer que em Santarém não se fala de carnaval e arte se não falarmos de Renato Sussuarana e Laurimar Leal. É emocionante reviver tudo isso, passa um filme na cabeça. Eu vivi o carnaval de enredo no seu auge com enredos e arquibancadas lotadas e sou artista plástico autodidata e o carnaval foi uma grande escola. E estou aqui participando dessa exposição, ajudando a resgatar um pouco dessa história para as novas gerações”.
Exposição Memórias do Carnaval em Santarém
Data: 18/02 a 18/03
Horário: 08h às 18h
Local: Centro Cultural João Fona – Praça Barão de Santarém, Orla da cidade.