O objetivo da capacitação foi aprimorar a resposta das equipes em momentos críticos dos pacientes durante os atendimentos

Diante da alta demanda por atendimento a vítimas de trauma em Santarém e região, médicos plantonistas da emergência do Hospital Municipal Dr. Alberto Tolentino Sotelo (HMS) participaram, neste fim de semana do curso Suporte Avançado de Vida no Trauma (ATLS).
Pela primeira vez realizado na cidade, o treinamento foi viabilizado por meio de uma parceria entre o diretor clínico do HMS, o cirurgião geral Dr. Vinícius Savino, e a equipe do Instituto de Saúde da Amazônia (ISAM), responsável pela vinda dos instrutores do Centro de Treinamento e Simulação de Emergências Médicas (CTSEM).

O curso, desenvolvido pelo Colégio Americano de Cirurgiões e adotado em mais de 60 países, tem o objetivo de padronizar a avaliação e o atendimento inicial ao paciente politraumatizado, aprimorando a resposta das equipes médicas nos momentos críticos. Durante o treinamento, os profissionais tiveram a oportunidade de atualizar seus conhecimentos por meio de metodologias ativas, como demonstrações, discussões de casos, cenários simulados e sessões interativas de prática.
Para o Dr. Vinícius Savino, a realização do curso em Santarém representa um avanço significativo na capacitação da equipe médica. “A alta incidência de atendimentos a vítimas de trauma exige que estejamos sempre preparados para oferecer um atendimento qualificado e alinhado às melhores práticas. Trazer esse curso para nossa cidade possibilita que os profissionais do HMS aprimorem suas habilidades sem a necessidade de deslocamento para outros estados”, destacou.

Em janeiro de 2025, cirurgias por trauma aumentam mais de 100% no HMS
O número de cirurgias realizadas no HMS mais que dobrou no início de 2025, registrando um crescimento superior a 100% em relação ao mesmo período do ano anterior. Em janeiro de 2024, foram realizados 253 procedimentos cirúrgicos, enquanto em janeiro de 2025 esse número saltou para 540.
__________
O aumento expressivo reflete a crescente demanda por atendimentos de urgência e emergência, que somaram mais de 16 mil casos ao longo de 2024, sendo 40% relacionados a traumas, principalmente decorrentes de acidentes de trânsito e quedas.
__________
A ortopedia foi a especialidade com maior número de procedimentos no início deste ano, totalizando 175 cirurgias, o que reforça a necessidade de capacitação contínua da equipe médica para lidar com esse tipo de atendimento.
Em seguida, a obstetrícia registrou 139 procedimentos, incluindo partos e outras intervenções. O investimento na qualificação dos profissionais segue como prioridade do HMS, garantindo um atendimento cada vez mais seguro e eficiente à população.
Ascom PMS