Com dedicação e expertise, eles asseguram o uso correto de medicamentos, promovem saúde e reforçam o SUS em Santarém.
Nesta segunda-feira, 20, Dia do Farmacêutico, a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), parabeniza os 35 profissionais que atuam na rede pública de saúde. Eles desempenham funções essenciais para garantir o uso seguro e orientado de medicamentos, contribuindo para a promoção da saúde e o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS).
Na Semsa, os farmacêuticos estão presentes em diversos serviços: Atenção Primária, farmácias das Unidades Básicas de Saúde, Unidades Fluviais Abaré I e II, Unidade Fluvial Dr. Ailton Barros, Núcleo de Abastecimento e Distribuição Farmacêutica, Centros de Especialidades (CTA/SAE, CAPSi, CAPS AD III, NTVS/CCZ), SAMU, Hospital Municipal de Santarém Dr. Alberto Tolentino Sotelo (HMS) e Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas. Esses profissionais são fundamentais no cuidado à população, levando saúde a diferentes territórios.
A farmacêutica Amanda de Sousa da Conceição é um exemplo desse trabalho. Graduada há seis anos, iniciou sua trajetória no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA/SAE) e atualmente integra o Núcleo de Abastecimento e Distribuição da Semsa.
“No setor de distribuição, trabalho com a assistência farmacêutica, controlando a qualidade dos medicamentos e organizando kits para envio às UBS’s, onde serão dispensados aos pacientes”, explicou.
Além disso, Amanda também atua na Unidade Fluvial Abaré I, levando atenção farmacêutica às comunidades ribeirinhas.
“Tenho contato direto com o paciente. Após a consulta médica, dispenso os medicamentos, explico como usá-los e dou orientações simples, como desenhos de sol e lua para indicar os horários, quando necessário”, destacou.
Com sua expertise, os farmacêuticos vão além da entrega de medicamentos. Eles identificam interações medicamentosas, ajudam a prevenir doenças e promovem a educação em saúde.
“É muito gratificante saber que contribuímos para melhorar a qualidade de vida dos pacientes e que confiam no nosso trabalho. Ver que eles saem satisfeitos e seguros faz tudo valer a pena”, concluiu Amanda.
A farmacêutica Maria Dilza dos Santos, que atua no HMS e na UPA 24 horas, destacou a relevância da profissão e seu impacto no cuidado aos pacientes.
“Ser farmacêutico é, acima de tudo, contribuir diretamente para o bem-estar das pessoas. Escolhi essa profissão porque sempre me encantou o poder do conhecimento em medicamentos para salvar vidas e melhorar a qualidade da recuperação dos pacientes.”, afirmou.
O secretário municipal de Saúde, Everaldo Martins Filho, reitera a importância do trabalho desses profissionais.
“Os farmacêuticos são pilares essenciais na rede pública de saúde, garantindo que o uso de medicamentos seja seguro e eficaz. Além disso, eles desempenham um papel estratégico na promoção da saúde e na melhoria da qualidade de vida da população. No Dia do Farmacêutico, reforçamos nossa gratidão a esses profissionais pelo compromisso diário com o SUS e com a saúde dos santarenos”, afirmou o secretário.
Ascom PMS