Em Santarém, Estação Cidadania retoma atendimentos aos usuários do oeste do Pará 

Equipamento mudou de endereço e agora funciona dentro do Terminal Hidroviário, por conta da reconstrução do antigo prédio
Foto: Marcelo Lelis / Ag. Pará

A estudante universitária Jéssica Teixeira, de 24 anos, aproveitou a reabertura da Estação Cidadania de Santarém, no oeste paraense, para resolver uma questão relacionada ao seguro-desemprego que ela tem direito.

A jovem aprovou o novo espaço e o atendimento que recebeu. “Uma estrutura ótima, ampla e acolhedora. As meninas da recepção nos atendem muito bem também. Fiquei sabendo da mudança pela internet e graças a Deus eles conseguiram resolver o meu problema”, comemorou.

Nesta quinta-feira (26), a Estação Cidadania de Santarém reabriu as portas em novo endereço. O espaço saiu da sede antiga, que vai passar por reforma e ampliação, e agora funciona em uma área nos altos do Terminal Hidroviário Joaquim da Costa Pereira.

O espaço foi escolhido pela localização estratégica e fácil acesso. “Escolhemos a estrutura do Terminal Hidroviário porque ela é a que melhor atende o nosso público, além de trazer maior qualidade de trabalho aos nossos servidores. A maioria dos nossos usuários é de localidades vizinhas que utilizam as embarcações como meio de transporte, então também pensamos neles ao decidir vir para cá”, destacou a coordenadora da Estação Cidadania Santarém, Rebeca Rocha.

O seu José Ferreira, 56 anos, viajou de Alenquer para Santarém para agendar uma consulta médica pelo plano do Instituto de Assistência à Saúde dos Servidores do Estado do Pará (Iasep). Para o técnico agropecuário, poder receber o atendimento no Terminal Hidroviário agilizou muito os afazeres do dia.

“Eu gostei muito. Cheguei de viagem e já fiquei aqui no Terminal. Facilitou bastante e o espaço é muito bom. Graças a Deus, fui muito bem atendido. A equipe é nota mil. Quando precisar, só pegar o barco ou a balsa e já paro aqui mesmo”, afirmou o usuário.

Divulgação

Atendimento – A Estação Cidadania de Santarém conta com o atendimento de cerca de 20 secretarias estaduais e órgãos públicos parceiros, entre eles, o Detran, Polícia Civil, Iasep, Defensoria Pública, Sefa, Receita Federal, Seaster, Banpará, Procon, Cohab, Jucepa, Cartório de Protestos e serviços do Credcidadão, tudo em um só local. Cerca de 50 servidores trabalham para oferecer o melhor atendimento à população do oeste do Pará.

O equipamento seguirá funcionando na nova sede de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 14h. Apenas os serviços do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) só retornarão a partir de 2 de janeiro.

“Todos os serviços que tínhamos na Estação continuam sendo ofertados aqui. Todos os parceiros que já estavam conosco no prédio antigo vieram juntos na mudança. O usuário da Estação Cidadania não vai ter nenhum tipo de prejuízo no atendimento”, ressaltou a coordenadora do equipamento.

Reconstrução e modernização – Em outubro deste ano, o governador Helder Barbalho assinou uma Ordem de Serviço para o início das obras de reconstrução e modernização da Estação Cidadania de Santarém.

O novo espaço vai garantir maior conforto, acessibilidade e tecnologia na prestação de serviços e terá placas solares para abastecer o prédio com energia limpa e renovável. O local também terá um ‘espaço kids’ e seguirá com diversos serviços à população de Santarém.

Serviço:

O Terminal Hidroviário de Santarém, que abriga a Estação Cidadania, fica na Rua Araguarina, s/n, no bairro Prainha.

Agência Pará