Governo do Pará prepara reabertura da Estação Cidadania de Santarém em novo endereço

A partir do dia 26 deste mês, unidade vai funciona no Terminal Hidroviário de Santarém, até que sejam concluídas as obras da sede da Estação
Divulgação

O Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Planejamento e Administração (Seplad), finaliza os preparativos para a reabertura, em novo endereço, da Estação Cidadania de Santarém, no oeste do Pará. 

Desde o dia 18 deste mês de dezembro, o atendimento na unidade sede foi paralisado para o início das obras de reconstrução do espaço. Para seguir com os atendimentos à população, a Estação está sendo transferida para uma área nos altos do Terminal Hidroviário de Santarém, na Rua Araguarina, s/n, no bairro da Prainha. Esse novo espaço será reaberto ao público no próximo dia 26.

“Precisamos fechar a Estação para que a empresa responsável pela obra possa trabalhar de maneira mais segura e ágil. Enquanto isso, mudamos para o Terminal Hidroviário, que é um espaço muito bem localizado, climatizado, e que precisou apenas de pequenas intervenções”, informou o coordenador de apoio às Estações Cidadania, Kleber Lara.

O coordenador acrescentou que a estimativa é de que as obras no prédio da Estação Cidadania durem entre 8 e 10 meses. “Então estaremos com todos os parceiros atendendo no local totalmente moderno, confortável, com tecnologia e acessibilidade para a população e os nossos servidores”, complementou Kleber Lara.

Divulgação

A Estação Cidadania de Santarém conta com o atendimento de 23 secretarias estaduais e órgãos públicos parceiros, entre eles, o Detran, Polícia Civil, Iasep, Defensoria Pública, Sefa, Receita Federal, Seaster, Banpará, Procon, Cohab, Jucepa, Cartório de Protestos e serviços do Credcidadão, tudo em um só local. O equipamento seguirá funcionando na nova sede de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 14h.

Como alguns dos serviços são realizados por agendamento, quem tinha atendimento marcado entre os dias 18 e 23, foi encaminhado para os órgãos originais para não perder a marcação.

“Quem agendou a emissão de RG, por exemplo, foi direcionado para algum órgão da Polícia Civil. O mesmo acontece com o Detran, Banpará e outros parceiros. As pessoas que precisarem não vão ficar desassistidas e podem procurar os órgãos-sede”, destacou Kleber.

Reconstrução e modernização – Em outubro deste ano, o governador Helder Barbalho assinou uma Ordem de Serviço para o início das obras de reconstrução e modernização da Estação Cidadania de Santarém.

O novo espaço vai garantir maior conforto, acessibilidade e tecnologia na prestação de serviços e terá placas solares para abastecer o prédio com energia limpa e renovável. O local também terá um ‘espaço kids’ e seguirá com diversos serviços à população de Santarém.

Serviço:
O Terminal Hidroviário de Santarém, que abrigará a Estação Cidadania, a partir do dia 26 de dezembro, fica na Rua Araguarina, s/n, no bairro Prainha.

Agência Pará