Em 2024, o HMS inaugurou uma nova Ala Materno-Infantil.
Em 2024, Silmara Valente viveu um momento especial ao dar luz à gêmeas no Hospital Municipal de Santarém Dr. Alberto Tolentino Sotelo (HMS). Ela foi uma das milhares de pacientes atendidas na obstetrícia do HMS, que entre 2017 e 2024 realizou mais de 19.310 partos normais e 9.944 partos cesarianos, ultrapassando o número de 29,2 mil partos no período. Somente em 2023, mais de 14.218 gestantes receberam atendimento e em 2024 já foram contabilizados 2.593 partos.
A inauguração da nova Ala Materno-Infantil, em setembro de 2024, tornou o espaço mais acolhedor, com 44 leitos, berçário e salas integradas para Pré-parto, Parto e Pós-parto (PPP). Durante a reforma e a transição, os atendimentos seguiram no Hospital e Maternidade Sagrada Família, graças a uma parceria que manteve o fluxo de assistência às gestantes.
__________
O berçário da nova ala conta com incubadoras modernas, assegurando suporte especializado aos recém-nascidos que precisem de cuidados extras.
__________
As salas PPP oferecem leitos, poltronas para amamentação e berços aquecidos, além de duas banheiras para partos humanizados, garantindo mais conforto e bem-estar às mães.
A decoração, realizada pelo artista plástico Lucenildo Oliveira, traz pinturas de paisagens regionais nas paredes, humanizando ainda mais o ambiente e contribuindo para o bem-estar das pacientes e de seus acompanhantes.
Leia também:
- Reunião firma continuidade de parceria entre Prefeitura de Santarém e Equatorial Energia
- Alter do Chão é palco do Festival Alter do Som
Silmara relatou sua experiência com o nascimento das filhas gêmeas na nova ala do Hospital Municipal: “Fui muito bem atendida por toda a equipe. Graças a Deus, tudo deu certo. Elas eram para nascer por cesárea, mas resolveram se adiantar. Só tenho gratidão”, disse, emocionada, após receber suas filhas nos braços.
A jornalista Cristiane Sales, mãe de primeira viagem, também compartilhou a sua experiência de dar a luz na Ala materno-infantil do HMS, onde precisou passar por uma cesariana. Durante todo o período de internação, Cristiane destaca ter recebido atenção e cuidados constantes de toda a equipe de enfermagem.
__________
“Todas as enfermeiras nos deram atenção. Falamos sobre dor e elas nos ajudavam. A cada momento, eu tinha medicamento, verificação de pressão arterial, coleta de sangue, medição da temperatura do bebê, banho do bebê, comida pela manhã, à tarde e à noite. Pediatras, todos os dias, nos acompanhavam. A enfermeira Rubídia foi incrível em nos ajudar. Fomos muito bem acolhidos lá dentro. Todo o meu pré-natal foi feito na Unidade Básica de Saúde, onde eu tive testes rápidos gratuitos e todo o acompanhamento necessário”, contou.
__________
O prefeito de Santarém, Nélio Aguiar, comemorou o número de atendimentos às gestantes nos últimos oito anos: “São mais de 29 mil partos, é um marco que reflete o compromisso da nossa gestão com a saúde materno-infantil”.
“A nova Ala Materno-Infantil do HMS não apenas ampliou nossa capacidade de atendimento, mas também proporcionou um ambiente acolhedor e humanizado para as mães e seus bebês. Estamos investindo em infraestrutura e em equipes qualificadas para garantir que cada gestante tenha uma experiência segura e repleta de carinho”, ressaltou Nélio Aguiar.
Ascom PMS