Festival Juventudes das Águas promove educação ambiental e justiça climática em Santarém

Evento reúne estudantes e professores para celebrar os 10 anos de atividades de educomunicação socioambiental do projeto Escola D’água em Santarém, Pará
Foto: Ilustração/arquivo

Nos dias 28 e 29 de novembro, Santarém–PA sediará o Festival Juventudes das Águas: Educação, Território e Justiça Climática, um evento que celebra os 10 anos de atuação do projeto Escola D’água no município, além de marcar o encerramento do atual ciclo do projeto. Promovido pelo Instituto Mureru Eco Amazônia (IMEA), o festival será realizado no auditório da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), no campus Rondon, e reunirá os estudantes e educadores das 17 atuais escolas participantes do projeto para um diálogo sobre educação ambiental, celebração das ações da iniciativa e debate sobre os desafios climáticos da região amazônica.

A programação inclui rodas de conversa, exposições de fotografias, exibição de produções audiovisuais, apresentações culturais e homenagens. Durante os dois dias, os participantes terão a oportunidade de vivenciar um encontro que une conhecimento, arte e o fortalecimento do protagonismo juvenil nas questões climáticas e ambientais. Além disso, as escolas participantes terão espaço para exibir os trabalhos e atividades que desenvolveram ao longo de suas participações no projeto.

Leia também:

O público externo poderá visitar os estandes das escolas, visitar a exposição de fotografias, além de participar de uma palestra aberta ministrada pelas professoras doutoras Raquel Trajber (CEMADEM) e Lucineide Pinheiro (UFOPA), com o tema “Educação ambiental para a adaptação às mudanças climáticas”, em parceria com o Diretório Central dos Estudantes da UFOPA.

As inscrições podem ser feitas podem ser feitas em formulário eletrônico: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSf8PaKgczGxuyrHwR2erT1PH15vrG4yTaqDx4UYZzHrVzFH6Q/viewform

Sobre o Projeto Escola D’água

O projeto Escola d’água faz parte do programa internacional Swarovski Waterschool, implantado em Santarém, no ano de 2014, em parceria com o Earth Child Institute. De 2017- 2021, o projeto passou a ser executado e coordenado pelo Instituto Mureru Eco Amazônia e avançou para 45 escolas polos e 25 escolas parceiras. A iniciativa visa inspirar as gerações presentes e futuras a praticar o uso sustentável da água, garantindo saúde e disponibilidade de água limpa para todos. Atualmente trabalha com 17 escolas públicas de Ensino Fundamental e Médio, de territórios indígenas e quilombolas, de regiões ribeirinhas de terra firme e de áreas alagáveis ou áreas de várzea, além de escolas do planalto e da cidade.

Parcerias:

O evento é realizado pelo IMEA, por meio do projeto Escola D’água, em parceria com Swarovski Waterschool, Fundação Amazônia Sustentável (FAS) e Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), que têm contribuído significativamente para o desenvolvimento do projeto e para a organização deste festival.

Colaborou: Cibelle Pixinine/Assessoria

Deixe uma resposta