A iniciativa, na modalidade on-line, tem parceria com o Instituto Coca-Cola Brasil, Solar Coca-Cola e EF Education First
O Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet), em parceria com o Instituto Coca-Cola Brasil, Solar Coca-Cola e EF Education First, abriu nesta terça feira (12) as inscrições para 5 mil vagas gratuitas de capacitação em Inglês, como parte da preparação para a conferência mundial sobre mudanças climática (COP 30).
O interessado pode se inscrever no site do Programa Capacita COP 30. O curso será na modalidade on-line, dividido em etapas, iniciando com o módulo “Coletivo On-line”, composto por 12 aulas curtas, cada uma com cerca de 6 minutos.
Após completar o módulo, o estudante receberá certificado e oportunidade exclusiva para se candidatar às oportunidades de emprego oferecidas pelos parceiros do Programa Capacita COP 30. Concluída essa fase, os participantes avançarão para a segunda etapa, com acesso ao curso de Inglês.
Para o titular da Sectet, Victor Dias, a capacitação em Inglês representa uma oportunidade de preparar os jovens para as demandas do mercado de trabalho e para eventos globais, como a COP 30. “A oportunidade de oferecer 5 mil vagas gratuitas para a capacitação em Inglês é um passo importante para fortalecer a empregabilidade e a qualificação dos nossos jovens no Pará. Acreditamos que o acesso ao aprendizado de um novo idioma não só amplia as possibilidades de inserção no mercado, mas também promove o desenvolvimento socioeconômico do Estado, gerando oportunidades reais de transformação na vida dos paraenses”, afirmou o secretário.
Esforço conjunto – O Programa Capacita COP 30 conta com importantes parcerias para a oferta do curso de Inglês, como o Instituto Coca-Cola Brasil, Solar Coca-Cola e a EF Education First. Para Daniela Redondo, diretora-executiva do Instituto Coca-Cola Brasil, os esforços em projetos e programas de desenvolvimento sustentável e investimentos na região amazônica visam impulsionar eixos estratégicos, como a empregabilidade para jovens.
“O objetivo dessa parceria é oferecer uma oportunidade para jovens paraenses que queiram mudar a realidade financeira de suas famílias. Queremos proporcionar não apenas uma qualificação, mas a chance de mudar suas vidas por meio do aprendizado de um novo idioma. São milhares de vagas que representam um esforço conjunto para criar um impacto social duradouro na região”, ressaltou Daniela Redondo.
A Solar Coca-Cola, uma das maiores empresas de bens de consumo do Brasil, traz ao Capacita COP 30 sua sólida estrutura e ampla atuação nacional para fortalecer o Programa. Com mais de 17 mil funcionários e 400 mil pontos de venda, a companhia reafirma seu compromisso com o desenvolvimento social ao apoiar a capacitação de jovens e adultos em Inglês, essencial para o mercado global. A participação no ‘Capacita COP 30’ é um reflexo do impacto e da responsabilidade social da Solar, que alcança 25 milhões de lares no Brasil e investe na formação de futuras gerações.
“É uma grande alegria poder apoiar e participar dessa grande ação do Governo do Pará, que é o Capacita COP. Treinamento e qualificação das pessoas será, sem dúvida, um dos mais importantes legados da COP 30”, destacou Fábio Acerbi, diretor de Relações Externas da Solar Coca-Cola.
Intercâmbio cultural – A EF Education First, com sede na Suécia e presente em mais de 100 países, traz ao Programa sua expertise no ensino de idiomas e intercâmbio cultural, oferecendo oportunidades de aprendizado de Inglês acessíveis e inclusivas. No Brasil desde 1987, a EF realiza projetos com empresas e governos para promover o ensino do idioma em escolas e iniciativas sociais, alinhando-se ao objetivo de capacitar jovens para o mercado global.
“Estamos oferecendo aos jovens paraenses a oportunidade de adquirir a habilidade de se comunicar em um segundo idioma. Nosso programa de Inglês irá ajudá-los a se preparar para trabalhar durante a COP 30 e a avançar em suas carreiras. Nosso objetivo é acelerar a mobilidade social e promover a inclusão”, reiterou Tarsiane Diniz, diretora de Transformação Social e Comunicação da Education First.
A iniciativa do Governo do Pará visa qualificar profissionalmente jovens paraenses com o objetivo de prepará-los para a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP 30), que será realizada em novembro de 2025, em Belém.
Texto: Carla Couto – Ascom/Sectet
Agência Pará