Serão ofertadas oficinas, gratuitas, nos formatos presencial e online.
Nos dias 08, sexta, e 09, sábado, o auditório da Casa da Cultura vai receber atividade do Ministério da Cultura (Minc) e do Pontão de Cultura Rede Ajuricaba (Rede Paraense de Pontos de Cultura). O acesso será gratuito para a Oficina de Elaboração de Projetos Socioculturais e Captação de Recursos. As inscrições poderão ser realizadas por meio do endereço (https://redeajuricaba.org/site/santarem). No primeiro dia, o horário da atividade será das 15h às 18h, já no segundo dia será das 08h às 18 horas.
Luci Azevedo, da coordenação da Oficina, informa que a ação virá ao município de Santarém com a finalidade estratégica de descentralização territorial.
“Vamos levar o Pontão de Cultura Rede Ajuricaba para todo o estado do Pará, atendendo a necessidade de capacitação dos pontos de cultura em produção e gestão de projetos para acessarem os recursos da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) e assim atender toda a região do Tapajós”.
A secretária municipal de Cultura, Elisângela Pinto, afirma que a Prefeitura apoia esta atividade para reforçar os conhecimentos dos fazedores de cultura locais junto às diretrizes dos recursos da PNAB.
A dinâmica da atividade será presencial e virtual. Serão ao todo, 50 inscrições presenciais e 100 virtuais. O link para o acesso virtual será pelas plataformas das redes sociais [Rede Ajuricaba] com uma hora de antecedência.
Todos os pontos de cultura do Estado (com certificação nacional ou estadual) têm direito a inscrever um (a) representante.
Esta atividade conta com o apoio da Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Semc), Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC), Conselho Gestor do Pontão de Cultura Rede Ajuricaba e Ponto de Cultura Teatro e Cidadania.
Programação
08/11 (sexta-feira)
- 15h – Acolhimento
- 15h30 – Saudações (organização do evento e autoridades locais)
- 16h30 – Palestra
- O que são Pontos e Pontões de Cultura?
- O que é Política Nacional Cultura Viva (PNCV) ?
- O Pontão Rede Ajuricaba e articulação dos Pontos de Cultura no Pará.
- Palestrante: Luci Azevedo. É coordenadora de mobilização e articulação do Pontão de Cultura Rede Ajuricaba e diretora cultural do Ponto de Cultura Conquistar (Abaetuba/PA).
09/11 (sábado)
- 08h – Acolhimento
- 08h30 – Palestra: Comunicação e produção transmídia
- Palestrante: Ántônio Cláudio Alfonso. É escritor e coordenador de transmídia do Pontão de Cultura Rede Ajuricaba.
- 10h30: Oficina: Elaboração de projetos socioculturais e captação de recursos.
- Instrutor: José Maria Reis. É produtor cultural e coordenador geral do Pontão de Cultura Rede Ajuricaba.
- 11h30 – Palestra: Legalidade de entidades e artistas.
- Palestrante: Ilsa de Nazaré Lima. É contadora do Pontão de Cultura Rede Ajuricaba e da Associação Folclórica e Cultural Colibri de Outeiro.
- 12h – Almoço
- 14h – Acolhimento
- 14h30 – Oficina: Como captar recursos para seu projeto sociocultural, fomento, patrocínio e editais.
- Instrutor: José Maria Reis. É produtor cultural e coordenador geral do Pontão de Cultura Rede Ajuricaba.
- 18h – Encerramento
Serviço
- Oficina de Elaboração de Projetos Socioculturais e Captação de Recursos
- Inscrições gratuitas
- https://redeajuricaba.org/site/santarem
- Período da atividade: 08 e 09/11
- – Horário
- 08/11: das 15h às 18horas.
- 09/11: das 09 às 18 horas.
- Local: Casa da Cultura (Santarém/PA)
- Endereço: Avenida Borges Leal, 1558, entre a Avenida Barão do Rio Branco e a Travessa Silvino Pinto, bairro Santa Clara.
Ascom PMS