Simpósio de Odontologia debate o mercado de harmonização facial 

Evento promovido pela UNAMA Santarém contou com apresentação de trabalhos
Foto: Divulgação/Unama

Discutir as singularidades dos mercados de estética e de harmonização facial foi um dos objetivos da 12ª edição do Simpósio de Cirurgias Orais e Estéticas (SCOE), promovido pelo UNAMA – Centro Universitário da Amazônia, em Santarém, oeste do Pará. Na programação, a apresentação de trabalhos científicos, os minicursos e a troca de experiências com os profissionais atuantes estimularam a participação dos estudantes. 

“Convidamos profissionais com vasta experiência na área da estética. Essa é a nossa 12º edição e o momento no qual os acadêmicos do último período passam o bastão para a próxima turma que fará organização”, explicou a coordenadora do curso de Odontologia, Mariela Loureiro. De acordo com a docente, o Simpósio ainda enaltece a promoção do conhecimento técnico-científico. “Nossa área também é ciência e, para tal, precisa ter embasamento”. 

Para a acadêmica do curso de Odontologia da Instituição de Ensino Superior (IES), Sandy Aguiar, debater sobre mercados da área odontológica permite ao estudante vislumbrar opções diversas de atuação. Ela, que pretende atuar como ortodontista, destacou a versatilidade como resultado do contato com profissionais de realidades distintas. “Além de nos agregar mais conhecimento, também nos possibilita ampliar o currículo”, afirmou.

Dentre os convidados, o cirurgião bucomaxilofacial Flávio Fayad, de Manaus (AM), esclareceu dúvidas sobre as classificações de fraturas faciais, especialmente o complexo zigomático-orbitário (CZO). Segundo ele, poucos estudantes acessam a especialidade por ela estar centrada na ala hospitalar. “É fundamental mostrar que é algo presente e acessível a qualquer profissional interessado.”

A estética generativa, por sua vez, foi a temática abordada pela cirurgiã-dentista Elane Lima. Atuante no mercado santareno, a palestrante afirmou que a especialidade usa metodologias menos invasivas, tornando os resultados mais positivos para os pacientes. “Esse é um nicho de mercado abrangente e com uma gama de conhecimentos. Para quem gosta de estudar e se atualizar sempre, a estética é um excelente caminho”.

Ascom Unama