City Tour conecta alunos da EETEPA e Madre Imaculada ao patrimônio histórico de Santarém

A atividade prática acontecerá pela manhã, percorrendo monumentos, prédios e praças emblemáticas do centro de Santarém
Museu João Fona em Santarém Foto: Reprodução/Internet

Alunos do curso Técnico em Guia de Turismo da EETEPA Francisco Coimbra Lobato, sob a coordenação do professor Mourrambert Flexa, conduzirão um city tour especial nesta quinta-feira, (24), para os estudantes do Ensino Médio da Escola Madre Imaculada, supervisionados pelo professor e historiador Alenilson Ribeiro.

A atividade prática acontecerá pela manhã, percorrendo monumentos, prédios e praças emblemáticas do centro de Santarém, que foi o berço da cidade e onde parte significativa da história regional permanece.

A data do guiamento é especialmente simbólica. Santarém foi elevada à categoria de cidade em 24 de outubro de 1848, pelo então presidente da Província do Grão-Pará, Jerônimo Francisco Coelho. No entanto, até 1981, este dia era comemorado como o aniversário oficial do município, pois não havia registros específicos da chegada da missão portuguesa na região.

Reprodução: Internet/Wikipédia

A primeira missão jesuítica foi implantada na foz do Rio Tapajós em 22 de junho de 1661, pelo padre luxemburguês João Felipe Bettendorff, marcando o início do processo de colonização e catequização dos povos indígenas que já habitavam a região.

Segundo a coordenação da atividade, o city tour é mais que uma simples atividade escolar. Ele se propõe a oferecer aos alunos uma experiência imersiva e prática, saindo das quatro paredes da sala de aula para vivenciar o patrimônio local de forma direta.

Museu João Fona – Foto: Reprodução

Para Antropólogo e Turismólogo Mourrambert Flexa, essa abordagem é essencial para que os alunos absorvam o conhecimento histórico de maneira mais significativa. “Trabalhar o patrimônio de forma prática é essencial para que os alunos vivenciem a nossa história e compreendam a importância de preservá-la. Ao caminhar pelas ruas e monumentos da cidade, eles não apenas aprendem sobre fatos históricos, mas se conectam com as raízes culturais da região. Essa experiência prática proporciona uma nova perspectiva sobre o conhecimento, saindo da teoria para algo palpável e significativo”.

Reprodução: Gruppei/Internet

O percurso, que abrange locais que fazem parte do centro comercial da cidade, inicia-se no Teatro Municipal Victória e passa pela Praça Rodrigues dos Santos, pela Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição e arredores do Complexo Arquitetônico Monsenhor José Grigório. Além desses, os alunos visitarão o Casarão dos Campos, conhecerão onde ficava a residência do Barão do Tapajós, , o Solar do Barão de Santarém, a Casa do Maestro Wilson Fonseca, e farão uma parada técnica na praça do Pescador para identificação das edificações históricas daquele entorno, bem como compreender a formação da cidade do ponto de visto geológico. O trajeto termina no Centro Cultural João Fona.

Segundo o professor e historiador Alenilson Ribeiro, a atividade oferece uma oportunidade valiosa de integração entre teoria e prática, conectando os estudantes ao legado cultural da cidade.

“A história é viva e dinâmica. Através desse city tour, os estudantes não apenas conhecem os monumentos e prédios históricos, mas entendem como esses espaços se integram na formação da identidade de Santarém. É fundamental que eles percebam o papel da preservação para garantir que as futuras gerações tenham acesso a essa herança cultural, compreendendo o legado que molda nossa cidade”, disse Alenilson.

A Catedral de Nossa Senhora da Conceição, em Santarém (PA), é o edifício mais antigo da cidade – Foto: Reprodução Diário do FB/Internet

Com a realização do city tour pela terceira vez, a parceria entre as duas escolas se consolida como uma ação de educação patrimonial que desperta a consciência dos estudantes sobre a importância de conservar e valorizar o patrimônio histórico e cultural. Assim, o projeto busca transformar o aprendizado em algo mais palpável e significativo, motivando os alunos a serem protagonistas na preservação e conservação da identidade histórica da região.

RDN, com informações da assessoria

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